Mundo

Alberto Fujimori é submetido a exame médico

Ex-presidente peruano apresentou problemas vasculares na noite de terça-feira na prisão onde cumpre pena por violação aos direitos humanos

Alberto Fujimori governou o Peru entre 1990 e 2000 (Koichi Kamoshida/Getty Images)

Alberto Fujimori governou o Peru entre 1990 e 2000 (Koichi Kamoshida/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2012 às 17h19.

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori foi submetido a uma avaliação no Instituto Nacional de Doenças Neoplasicas (Inen), após apresentar problemas vasculares na noite de terça-feira na prisão onde cumpre pena por violação aos direitos humanos, informou o instituto.

"Foi um exame por um problema vascular no braço direito, que apresentou na noite anterior, também foi realizada uma avaliação cardiológica e teste físico", disse o médico Gustavo Sarria, chefe da Inen, à imprensa.

Ele afirmou que o ex-presidente, de 73 anos, encontra-se abaixo do peso, mas os resultados do estudo concluíram que sua "saúde é estável" e recebeu alta.

Fujimori, que padece de um problema cancerígeno na língua que não é terminal e pelo qual é tratado regularmente no Inen, chegou de manhã ao centro de saúde, a partir da prisão localizada em uma delegacia ao leste de Lima, depois de apresentar problemas no braço direito, informou seu médico particular, o congressista Alejandro Aguinaga.

O ex-presidente (1990-2000) está preso desde 2007 em uma base policial em Lima, para a qual foi extraditado do Chile. Em 2009, um tribunal o condenou a 25 anos pelo assassinato de 25 pessoas nas mãos de um esquadrão da morte do exército em meio ao combate à guerrilha esquerdista Sendero Luminoso.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDitaduraDoençasPeru

Mais de Mundo

Israel mata membros do alto escalão do braço armado do Hamas na Cidade de Gaza

Lavrov diz que os EUA devem dar “primeiro passo” para restaurar o diálogo com a Rússia

Tom Homan diz que irá reativar política que separou mais de 4 mil menores dos pais nos EUA

México está em contato com países da América Latina para que eles recebam imigrantes dos EUA