Mundo

Ahmadinejad descarta ataque americano ao Irã

Segundo o presidente iraniano, as ameaças veladas contra a República Islâmica obedecem a "pressões psicológicas e políticas"

Entrevista concedida por Ahmadinejad ao canal Telesur: "não acredito que exista ninguém que tenha a coragem de ordenar um ataque militar"
 (AFP)

Entrevista concedida por Ahmadinejad ao canal Telesur: "não acredito que exista ninguém que tenha a coragem de ordenar um ataque militar" (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2011 às 07h27.

Caracas - O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, afirmou na segunda-feira à noite, em uma entrevista ao canal oficial de televisão da Venezuela que os Estados Unidos e seus aliados nunca terão a oportunidade de atacar o Irã, ao mesmo tempo que minimizou a ameaça porque responde a "pressões psicológicas e políticas".

"Apesar do desejo de atacar o Irã, nunca terão a oportunidade de fazê-lo: (Estados Unidos) conhecem muito bem tanto as condições da região como do Irã e não acredito que exista ninguém que tenha a coragem de ordenar um ataque militar", afirmou Ahmadinejad em uma entrevista concedida de Teerã e traduzida ao espanhol.

Segundo o presidente iraniano, as ameaças veladas contra a República Islâmica obedecem a "pressões psicológicas e políticas", porque há mais de 32 anos os Estados Unidos e seus aliados se opõem ao regime de Teerã.

No mesmo sentido, Ahmadinejad criticou o relatório divulgado em novembro pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que reforça as suspeitas de uma "possível dimensão militar" do programa nuclear iraniano.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)DiplomaciaIrã - País

Mais de Mundo

O mercado de abacate de US$ 3 bilhões que virou problema de segurança no México

Marmotas no Onlyfans? Pesquisador dos EUA aposta em plataforma para arrecadar fundos

Pivô de crise diplomática, Perez é aprovado pelo Senado dos EUA para embaixada no Brasil

Trump anuncia tarifa de 15% sobre insumo essencial para painéis solares