Mundo

Agência revela que Áustria quer sediar cúpula entre Putin e Trump

Kremlin e a Casa Branca vêm conversando há algum tempo sobre a possibilidade de uma cúpula entre os presidentes

Putin e Trump: Áustria se ofereceu para sediar uma cúpula entre os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, diz agência (Jorge Silva/Reuters)

Putin e Trump: Áustria se ofereceu para sediar uma cúpula entre os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, diz agência (Jorge Silva/Reuters)

E

EFE

Publicado em 8 de junho de 2018 às 08h43.

Moscou - A Áustria se ofereceu para sediar uma cúpula entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump, segundo informou nesta sexta-feira a agência russa de notícias "RIA Novosti", que cita um funcionário da Casa Branca.

"Os austríacos nos disseram que gostariam de sediar uma reunião entre o presidente Trump e o presidente Putin. Mas embora os dois líderes já falaram sobre isso no passado, atualmente não temos nada que anunciar a respeito", disse à "RIA Novosti" um representante do Conselho de Segurança Nacional dos EUA.

O jornal americano "The Wall Street Journal" (WSJ) assegurou que o próprio Putin aproveitou sua visita no início desta semana a Viena para pedir ao ministro das Relações Exteriores austríaco, Sebastian Kurz, que organize uma cúpula com Trump.

Segundo o "WSJ", a Casa Branca "está ciente do pedido" do chefe do Kremlin e está "ponderando a oferta".

O Kremlin e a Casa Branca vêm conversando há algum tempo sobre a possibilidade de uma cúpula entre Putin e Trump, mas até agora nenhuma das opções propostas foi finalizada.

Há dois meses, Washington apontou que a reunião poderia acontecer na própria Casa Branca, depois que o Kremlin informou que Trump ofereceu essa possibilidade ao mandatário russo durante uma conversa telefônica.

A relação entre os dois países passa pelo seu pior momento desde a desintegração da União Soviética, o que dificulta a realização de uma cúpula bilateral entre Putin e Trump, apesar da boa sintonia que os dois exibem toda vez que se encontram durante seus compromissos internacionais.

Acompanhe tudo sobre:ÁustriaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)RússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA