Exame Logo

Acordo nuclear com Irã pode gerar mais de um milhão de barris por dia de petróleo

Analistas da Height Securities aumentaram a probabilidade de um renascimento do acordo nuclear com o Irã de 40% para 50%

Os EUA se retiraram do acordo, também conhecido como acordo nuclear iraniano, em maio de 2018 (Bloomberg/Bloomberg)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de agosto de 2022 às 17h01.

Espera-se que o Irã decida em breve se aceita a proposta da União Europeia (UE) de restaurar o Plano de Ação Abrangente Conjunto de 2015 — uma medida que poderia eventualmente suspender as sanções a Teerã e adicionar mais de um milhão de barris por dia de petróleo ao mercado global.

Os EUA se retiraram do acordo, também conhecido como acordo nuclear iraniano , em maio de 2018, sob o então governo de Donald Trump. O acordo visava restringir as capacidades nucleares do Irã.

Veja também

O embaixador russo Mikhail Ulyanov twittou na segunda-feira, citando fontes iranianas, que a decisão de Teerã sobre o projeto de acordo da UE sobre a restauração do JCPOA será anunciada antes da meia-noite.

Quer saber tudo sobre a corrida eleitoral? Assine a EXAME por menos de R$ 0,37/dia e fique por dentro.

"Se os EUA mostrarem uma abordagem realista e flexibilidade, podemos chegar ao ponto de um acordo nos próximos dias", disse o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian a repórteres em uma entrevista em Teerã, segundo a Bloomberg.

Nesse contexto, analistas da Height Securities aumentaram a probabilidade de um renascimento do acordo nuclear com o Irã de 40% para 50%, mas também disseram que os comentários de Amirabdollahian "sugerem que, em vez de responder ao 'texto final' com um simples 'sim' ou 'não', o Irã buscará concessões adicionais, exacerbando o risco de que as negociações mais uma vez engasguem ou até entrem em colapso".

Dado isso, os analistas da Height escreveram nesta segunda-feira 15, que não consideram o prazo de 15 de agosto para a decisão de "pegar ou largar" como firme — "se o Irã retornar com uma revisão que pareça viável". Ainda assim, a "utilidade de um acordo revivido diminui a cada dia que passa", disseram eles.

Um renascimento do JCPOA pode levar à remoção das sanções dos EUA ao setor de petróleo do Irã, que, por sua vez, pode adicionar 1,3 milhão de barris a 1,4 milhão de barris por dia de petróleo ao mercado global dentro de seis a nove meses, disseram analistas da Height, citando estimativas da Argus.

(Fonte: Do Jones Newswires)

LEIA TAMBÉM:

Irã retorna a Viena para negociações sobre seu programa nuclear

União Europeia apresenta "texto final" para negociação nuclear com Irã

Acompanhe tudo sobre:Emirados ÁrabesIndústria do petróleoOriente MédioPetróleo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame