Mundo

Abbas fará discurso no Conselho de Segurança da ONU

Abbas participará da reunião mensal que o Conselho de Segurança dedica ao conflito palestino-israelense

Abbas: os palestinos defendem que o Executivo em Washington não pode mais ter papel de mediador no processo para o acordo de paz (Pawel Kopczynski/Reuters)

Abbas: os palestinos defendem que o Executivo em Washington não pode mais ter papel de mediador no processo para o acordo de paz (Pawel Kopczynski/Reuters)

E

EFE

Publicado em 1 de fevereiro de 2018 às 21h46.

Nações Unidas - O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, fará no próximo dia 20 um discurso no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), anunciou a organização nesta quinta-feira.

Abbas participará da reunião mensal que o Conselho de Segurança dedica ao conflito palestino-israelense, em um momento de forte tensão entre o seu governo e o dos Estados Unidos.

Os palestinos defendem que, após o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, o Executivo em Washington não pode mais ter papel de mediador no processo para o acordo de paz.

O próprio Abbas indicou em dezembro que, em resposta a essa decisão, poderia ir ao encontro do Conselho de Segurança para tentar fazer com que a Palestina, atualmente com status de observador, se transforme em membro pleno da ONU.

A Administração de Donald Trump, por sua vez, se mostrou, nas últimas semanas, muito crítica a Abbas e questionou a sua capacidade para negociar uma solução ao conflito. O governo americano também congelou a verba destinada à agência da ONU que ajuda aos refugiados palestinos, a UNRWA.

Israel respondeu ao anúncio de que o líder palestino irá ao Conselho de Segurança e o acusou de querer acabar com qualquer possibilidade de negociação.

"Ao continuar atuando contra os Estados Unidos e buscando ações unilaterais contra Israel, Abbas está interpretando totalmente mal a realidade e prejudicando as perspectivas de um futuro melhor para a sua gente", disse, em comunicado, o embaixador israelense perante a ONU, Danny Danon.

A presença do presidente da ANP no debate foi anunciada pelo representante do Kuwait nas Nações Unidas, Mansour Ayyad Al-Otaibi, que este mês preside o Conselho de Segurança.

Perguntado sobre o tema durante uma coletiva de imprensa, o diplomata assegurou que nenhum dos 15 Estados-membro fez objeções à visita de Abbas. Al-Otaibi emoldurou a viagem do líder palestino nos esforços dos países árabes para dar novo fôlego ao processo de paz e para se opor ao reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.

Além dessa sessão, o Kuwait organizará no dia 22 uma reunião informal do Conselho de Segurança sobre a Palestina.

Acompanhe tudo sobre:Autoridade PalestinaConflito árabe-israelenseConselho de Segurança da ONU

Mais de Mundo

Líder da Coreia do Norte diz que diálogo anterior com EUA apenas confirmou hostilidade entre países

Maduro afirma que começa nova etapa na 'poderosa aliança' da Venezuela com Irã

Presidente da Colômbia alega ter discutido com Milei na cúpula do G20

General norte-coreano é ferido em Kursk, diz jornal dos EUA