Mundo

77% da população é favorável a substituição das sacolas descartáveis em Jundiaí

Pesquisa apresentada ao governador Geraldo Alckmin demonstrou também que 73% dos entrevistados não concordam com o retorno das sacolas descartáveis

A pesquisa foi executada com moradores de Jundiaí, cidade escolhida pela APAS para implantar o projeto-piloto da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”

A pesquisa foi executada com moradores de Jundiaí, cidade escolhida pela APAS para implantar o projeto-piloto da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2011 às 10h09.

São Paulo - Pesquisa promovida pela APAS (Associação Paulista de Supermercados) e apresentada nesta quinta-feira, 13/10, ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, demonstrou que 77% dos entrevistados são favoráveis a não-utilização de sacolas descartáveis nos supermercados e 73% não concordam com o retorno das sacolas descartáveis.

A pesquisa foi executada pelo IBOPE Inteligência com moradores de Jundiaí, cidade escolhida pela APAS para implantar o projeto-piloto da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, que tem como objetivo substituir as sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados. Com esta pesquisa, a APAS buscou mensurar a percepção da população de Jundiaí e as mudanças de hábito após um ano da implantação do projeto na cidade, o que ocorreu em 30 de agosto de 2011.

Para o presidente da APAS João Galassi, a iniciativa de substituir as sacolas plásticas descartáveis por reutilizáveis é uma forma de conscientizar os consumidores quanto à preservação do meio ambiente. “A população de Jundiaí está de parabéns, pois os resultados apurados mostram seu elevado nível de consciência ambiental e sua capacidade de se adaptar a esta nova realidade”, afirma.

O protagonismo da população de Jundiaí se traduz nos resultados da pesquisa, já que 86% dos entrevistados consideram importante ou muito importante sua atitude individual de não usar sacolas descartáveis. E, para 77% dos entrevistados, a substituição das sacolas descartáveis é a ação em favor do meio ambiente mais lembrada pelos consumidores da cidade.

Outro indicador da aceitação da substituição das sacolas foi o fato do PROCON do município não ter registrado reclamação por parte dos consumidores durante o primeiro ano de campanha. A pesquisa ainda demonstrou que 93% dos entrevistados apoiam a expansão da campanha "Vamos tirar o planeta do sufoco" para todo o estado de São Paulo, enquanto, 83% apoia a expansão da campanha para outros tipos de comércio.

As sacolas reutilizáveis e caixas de papelão foram as principais alternativas adotadas pela população para transportar suas compras. Para 89% a alternativa foi a utilização de sacolas reutilizáveis, 45% também optaram por caixas de papelão, 30% por sacolas biodegradáveis compostáveis, 16% por carrinho de feira e 13% por caixa de plástico.

“Agora estamos trabalhando para a implantação da Campanha em todo o estado para cessar a distribuição de sacolas descartáveis a partir de 25 de janeiro de 2012, conforme o acordo firmado em maio passado com o governo de São Paulo", conclui Galassi.

Acompanhe tudo sobre:ReciclagemSustentabilidade

Mais de Mundo

Sérvia se oferece como sede neutra e independente para uma reunião entre Trump e Putin

Os planos de Elon Musk para cortar custos do governo nos EUA

Ex-conselheiro de Trump diz que Musk é 'mau' e 'racista'

Aproveitadores de tragédia: Polícia de Los Angeles prende 29 pessoas fantasiadas de bombeiro