Mundo

75% dos americanos não confiam nos políticos para fim da crise

Pesquisa mostra que maioria da população não gostou do acordo para aumento do limite da dívida

Os americanos não confiam no governo Obama para resolver a crise (Chip Somodevilla//Getty Images)

Os americanos não confiam no governo Obama para resolver a crise (Chip Somodevilla//Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2011 às 15h02.

Washington - Uma pesquisa publicada nesta quinta-feira no "The Washington Post" revelou que 75% dos americanos não confiam na capacidade da classe política de superar a situação econômica que o país atravessa.

Na opinião desses entrevistados, as medidas políticas atuais são "instáveis e ineficazes" e apenas 25% dos entrevistados acreditam que o governo de Barack Obama pode solucionar os problemas econômicos registrados no país.

A maioria dos americanos questionados pela pesquisa manifestou ser contra o recente compromisso firmado nas negociações sobre o teto da dívida, que determina reduzir o gasto público do país em entre US$ 2,1 e US$ 2,4 trilhões ao longo da próxima década.

A maior rejeição foi observada entre os republicanos, mas a maioria dos eleitores independentes também se opõe ao acordo, enquanto os democratas estão divididos sobre o assunto.

A confiança dos cidadãos no governo caiu 21 pontos desde outubro de 2010. Segundo a pesquisa, 4 em cada 10 pessoas não confiam no governo para solucionar a situação econômica.

Já 8 em cada 10 entrevistados revelaram se sentir insatisfeitos com o sistema político, um número que vem crescendo constantemente desde o final de 2009.

A metade da população está de acordo com a decisão da agência Standard & Poors, que rebaixou a qualificação do crédito dos Estados Unidos de "AAA" - a máxima possível - para "AA+" pela primeira vez na história.

O mal-estar da população se divide de maneira bastante equitativa, já que 30% culpam os democratas e a Administração do presidente Obama dos problemas econômicos, enquanto 30% atribuem a responsabilidade aos republicanos e 32% culpam ambos os partidos por igual.

Segundo o estudo do "Washington Post", a confiança dos americanos de que Obama tomará as decisões corretas sobre a economia do país se reduziu em 10 pontos desde janeiro passado, e atualmente se concentra em 33% da população.

Já a confiança nos republicanos, que no início do ano estava em 35%, agora caiu para 18%.

Entre todos estes dados que refletem o pessimismo dos americanos há um número positivo que se mantém desde o último trimestre de 2010: 77% dos cidadãos consideram que apesar da situação econômica, os Estados Unidos continuam tendo o melhor sistema de governo do mundo.

A pesquisa publicada nesta quinta-feira pelo "The Washington Post" foi feita por telefone em 9 de agosto com 601 pessoas, e tem uma margem de erro de 4,5%.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Eleição na Venezuela: Urnas fecham com atraso e oposição pede que eleitores acompanhem contagem

Eleições na Venezuela: compare os planos de governo de Nicolás Maduro e Edmundo González Urrutia

Maduro convoca apoiadores para mobilização de votos de última hora

Venezuelanos protestam em Miami por não poderem votar nas eleições de seu país

Mais na Exame