Mundo

22 mil refugiados chegaram no Iraque vindos da Síria

Bourgeois disse que ''foi constatado o retorno de 22,3 mil de um total de 87 mil iraquianos que o Acnur considera como refugiados na Síria''

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2012 às 19h28.

Bagdá - A representante do Alto Comissariado para os Refugiados da ONU (Acnur) no Iraque, Claire Bourgeois, informou nesta terça-feira que mais de 22 mil refugiados iraquianos na Síria retornaram a seu país nas últimas três semanas.

Em entrevista coletiva em Bagdá, Bourgeois disse que ''foi constatado o retorno de 22,3 mil de um total de 87 mil iraquianos que o Acnur considera como refugiados na Síria, entre os dias 18 de julho e 6 de agosto''. Ela revelou ainda que a organização humanitária não descarta a possibilidade que cerca da metade do total retorne ao Iraque. Além disso, afirmou que aproximadamente 12 mil cidadãos sírios fugiram para o Iraque neste ano.

De qualquer forma, Claire ressaltou que esses 87 mil refugiados são um número baixo em comparação com o número real de iraquianos que moram na Síria - os números extra-oficiais iraquianos estimam um milhão e meio.

O enviado especial da ONU em Bagdá, Martin Kobler, afirmou na mesma entrevista coletiva que o retorno de iraquianos e a fuga de cidadãos sírios para o Iraque piorará ainda mais as dificuldades enfrentadas pelo governo e o povo iraquianos. 

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasIraqueSíria

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos