Mundo

12 fotos mostram a ira do México pelo sumiço dos 43 jovens

Protestos na Cidade do México por conta do desaparecimento dos estudantes de Ayotzinapa tomaram novas proporções nesta semana e houve conflitos com a polícia

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 21 de novembro de 2014 às 12h36.

São Paulo –  O México virou palco de manifestações por conta do sumiço dos 43 estudantes de Ayotzinapa, desaparecidos desde o dia 26 de setembro. Nesta semana, na Cidade do México, capital do país, os protestos, que contaram com a participação de familiares dos jovens, tomaram novas proporções e há registros de conflitos violentos com a polícia.

Ainda não se sabe o que, afinal, aconteceu com o grupo de jovens. A hipótese mais plausível é que tenham sido executados pelo cartel Guerreros Unidos, depois de terem sido entregues pela polícia da cidade de Iguala para os membros da organização e falsamente identificados como participantes de uma gangue rival.

O caso revoltou a população de todo o país, trouxe à tona fortes indícios de corrupção no governo local e é se tornou a maior crise do atual presidente mexicano, Enrique Peña Nieto. Como resultado das investigações, mais de 70 pessoas já foram presas por envolvimento no sequestro, entre membros do Guerreros Unidos, policiais e até mesmo o prefeito de Iguala e sua esposa.

Veja nesta galeria de imagens como foram os protestos no México nos últimos dias.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCidade do MéxicoCorrupçãoEscândalosFraudesMéxicoPolítica no BrasilProtestosProtestos no mundoViolência policialViolência urbana

Mais de Mundo

Milei se reunirá com Macron em viagem à França para abertura dos Jogos Olímpicos

'Tome chá de camomila', diz Maduro após Lula se preocupar com eleições na Venezuela

Maduro deve aceitar resultado das eleições se perder, diz ex-presidente argentino

Macron só vai nomear primeiro-ministro após Jogos Olímpicos

Mais na Exame