-
1. Tensões
zoom_out_map
1/12 (Bulent Kilic/AFP)
São Paulo - O Conselho de Relações Exteriores (CFR, na sigla em inglês), organização política independente dos Estados Unidos, divulgou o seu
relatório anual dos conflitos que podem mexer com o mundo e afetar os interesses nacionais norteamericanos. Para 2016, como em todas as edições anteriores, o CFR consultou o público em geral sobre os potenciais conflitos que podem eclodir ou se intensificar no ano. Em seguida, convidou funcionários do governo, acadêmicos e especialistas em política externa para classificá-los em ordem de prioridade (alta, moderada e baixa). Das contingências classificadas como 'alta prioridade', a maior parte está relacionada ao desenrolar dos acontecimentos em curso no Oriente Médio. A intensificação da guerra civil na Síria foi classificada como altamente provável e de grande impacto para o mundo. Veja nas imagens os conflitos que podem abalar ainda mais o globo em 2016, segundo o relatório.
-
2. 1. Síria
zoom_out_map
2/12 (Freedom House/Flickr/Creative Commons)
Impacto: alto
Probabilidade: alta O conflito de maior risco para 2016 é a intensificação da guerra civil na Síria resultante do aumento do apoio externo às partes beligerantes, inclusive intervenção militar de potências.
-
3. 2. Ataque aos Estados Unidos
zoom_out_map
3/12 (Thinckstock)
Impacto: alto
Probabilidade: moderada O segundo maior risco, segundo o relatório, é o de um ataque com vítimas em massa nos Estados Unidos ou em algum país aliado. O governo americano também teme a ocorrência de um ciberataque às infraestruturas críticas do país.
-
4. 3. Crise com/ou na Coreia do Norte
zoom_out_map
4/12 (Reuters)
Impacto: alto
Probabilidade: moderada Outra preocupação é a eclosão de uma crise severa com/ou na Coreia do Norte causada por mísseis, armamento nuclear, testes balísticos, alguma provocação militar, ou, ainda, devido à instabilidade política interna.
-
5. 4. Crise de refugiados na Europa
zoom_out_map
5/12 (Reuters / Leonhard Foeger)
Impacto: alto
Probabilidade: moderada Um ponto de atenção constante é o risco de instabilidade política nos países da União Europeia decorrentes tanto do grande fluxo de refugiados e imigrantes, como de crescentes agitações da sociedade civil, ataques terroristas isolados, ou ainda da violência contra refugiados e imigrantes.
-
6. 5. Fratura política na Líbia
zoom_out_map
6/12 (Abdullah Doma/AFP)
Impacto: moderado
Probabilidade: alta Contínua fratura política na Líbia, com intensificação da violência e mais intervenção militar por parte dos Estados Árabes.
-
7. 6. Israel
zoom_out_map
7/12 (Reuters / Mohamad Torokman)
Impacto: moderado
Probabilidade: alta Aumento das tensões entre Israel e os territórios palestinos, difundindo protestos, ataques contra civis e confrontos armados.
-
8. 7. Turquia
zoom_out_map
8/12 (REUTERS/Yagiz Karahan)
Impacto: moderado
Probabilidade: alta Intensificação da violência política na Turquia envolvendo vários grupos curdos e Forças de segurança turcas, exacerbada pelo transbordamento da guerra civil síria.
-
9. 8. Tensões no Egito
zoom_out_map
9/12 (AFP)
Impacto: moderado
Probabilidade: alta Aumento da instabilidade política no Egito, incluindo ataques terroristas, particularmente na Península do Sinai.
-
10. 9. Afeganistão
zoom_out_map
10/12 (Reuters)
Impacto: moderado
Probabilidade: alta Aumento da violência e instabilidade no Afeganistão resultante do fortalecimento da insurgência talibã.
-
11. 10. Estado Islâmico
zoom_out_map
11/12 (AFP)
Impacto: moderado
Probabilidade: alta Contínua divisão do Iraque devido a ganhos territoriais pelos extremistas do Estado islâmico, acompanhada da violência sectária entre sunitas e xiitas.
-
12. Profissão perigo
zoom_out_map
12/12 (Thaier al-Sudani/Reuters)