Mercados

Natura dispara e é a maior alta do Ibovespa após campanha de Dia dos Pais

Marketing inclusivo favorece exposição da marca e dialoga bem com propósito ESG, afirma analista

Thammy Miranda e seu filho fazem parte de campanha #meupaipresente da Natura (Facebook/Reprodução)

Thammy Miranda e seu filho fazem parte de campanha #meupaipresente da Natura (Facebook/Reprodução)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 29 de julho de 2020 às 19h05.

Última atualização em 30 de julho de 2020 às 11h19.

Nem todo o movimento contrário à campanha de Dia dos Pais da Natura foi capaz de tirar o ímpeto dos investidores pelas ações da empresa. Pelo contrário. Nesta quarta-feira, 29, as ações da companhia subiram 6,73%, e encerram na liderança do Ibovespa, cotadas a 47,09 reais.

A forte valorização ocorreu pouco após o ator Thammy Miranda publicar um vídeo com seu filho como parte da campanha #meupaipresente da Natura. Mas embora a campanha tenha sofrido ataques de ódio por parte da sociedade, incomodada com a imagem de um pai trans, a reação no mercado financeiro foi outra.

“A campanha dialoga bem com o propósito ESG (ambiental, social e governança, na sigla em inglês) da Natura e com seus clientes. Esse marketing inclusivo é positivo para a marca e abre portas para que ela ganhe ainda mais relevância. Vivemos novos tempos”, afirmou Ilan Abertman, analista da Ativa Investimentos.

 

Em comunicado, a empresa informou que celebra “todas as maneiras de ser homem, livre de estereótipos e preconceitos” e que acredita que na diversidade como valor expresso em suas crenças “há mais de vinte anos, estando sempre presente em nossas campanhas publicitárias e projetos patrocinados”.

Segundo relatório do consultor de estratégias em mídias sociais Douglas Gomides, após a publicação de Thammy, a Natura chegou a ganhar 21,5 mil novos seguidores no Instagram em apenas um dia ante o aumento média diário de 2 mil seguidores. A base de seguidores do Thammy Miranda cresceu 23,5 mil.

Henrique Esteter, analista da Guide Investimentos, acredita que a campanha eleva a percepção da marca, mas pondera que a valorização da Natura também pode estar relacionada a outros fatores.

“Pode ser isso, mas pode muito bem ser uma grande gestora puxando o papel ou o retorno de um consumo mais forte em países em que a companhia tem exposição como os europeus e a China”, disse.

Analistas ouvidos pela EXAME afirmam que o resultado da Natura na crise também ajuda a explicar o desempenho na bolsa. As consultoras se adaptaram ao catálogo online, e a digitalização está auxiliando as vendas da companhia, reduzindo parte das dúvidas sobre um gargalo histórico da Natura. Os resultados trimestrais da companhia estão previstos para 13 de agosto.

Acompanhe tudo sobre:AçõesIbovespamarketing-digitalNatura

Mais de Mercados

Ibovespa fecha em queda; dólar sobe de olho em novos dados de emprego dos EUA

Fed avalia manter juros elevados para garantir estabilidade de preços

Azul alcança até 99,6% de adesão em troca de dívidas e avança na reestruturação financeira

Relatório ADP nos EUA, produção industrial no Brasil e ata do Fed: o que move o mercado