Projeto traz vítimas de acidentes de carro "de volta à vida"

Living Memories pretende alertar para o problema da direção perigosa

São Paulo - Acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no mundo, ficando atrás apenas de doenças cardíacas e câncer, segundo estudos realizados pela OMS desde 2011.

O maior desejo de quem perde um ente querido é tê-lo de volta.

Essa é uma experiência difícil em qualquer circunstância, porém quando a morte da pessoa amada se dá de uma forma que não seja natural, ou seja, quando é causa por fatores externos como um acidente, ela se torna muito mais traumática.

Pensando justamente nesse desejo que as pessoas normalmente têm de rever seus parentes e amigos que se foram, a Brake, organização da Nova Zelândia que atua em prol da direção segura, criou a campanha "Living Memrories", produzida pela Y&R.

A peça utilizou recursos gráficos que envelhecem pessoas a partir de suas fotos, aplicando os efeitos a fotografias de vítimas de acidentes de carro, a fim de simular como elas seriam caso estivessem vivas.

As imagens foram impressas e apresentadas às famílias das vítimas. A reação dessas pessoas, como pode-se supor, foi de grande emoção.

A ideia da projeto, ao que parece, é exatamente essa: causar impacto, mas em pessoas que não tinham ligação com os retratados, para chamar sua atenção para o problema.

Para isso, foram utilizadas instalações em mobiliário urbano, veiculação em mídia impressa e na internet.

Confira o video case da peça: 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.