- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Preços aumentaram 8,5% antes da Black Friday, diz pesquisa
Segundo o levantamento, descontos reais só impactaram 1,33% dos produtos vendidos no Brasil.
Modo escuro
Black Friday nos Estados Unidos: formato foi importados dos americanos, mas os grandes descontos, não (Jonathan Alcorn/Reuters)
Publicado em 13 de dezembro de 2012 às, 14h32.
São Paulo - As acusações de maquiagem de preços que marcaram a Black Friday no país em 2012 não foram apenas suspeita dos consumidores. Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira mostrou que, de fato, os preços das mercadorias no país subiram em vez de cair.
Segundo o levantamento, que analisou os preços de 1728 produtos, os valores subiram 8,5% nos dias 21 e 22 de novembro, período anterior ao evento. Na sexta que prometia as promoções, a alta foi de 0,06%, em média.
A análise, feita pelo Programa de Administração de Varejo (Provar), também mostrou que descontos reais só impactaram 1,33% dos produtos vendidos no Brasil. Quase metade dos itens pesquisados, cerca de 47,5%, não sofreu qualquer alteração nem antes nem depois da data.
Dentre os produtos analisados estão eletrônicos, eletrodomésticos e itens de informática."O comportamento monitorado não permite afirmar que houve de fato uma promoção sob os auspícios da marca Black Friday. Tal comportamento acaba por desacreditar tais iniciativas", aponta a conclusão da pesquisa.
As vendas do Black Friday neste ano movimentaram R$ 217 milhões no comércio eletrônico brasileiro, valor 117% superior ao faturamento na mesma no ano passado. O Procon chegou a notificar, à época, sete varejistas por maquiagem de descontos: Extra (lojas física e virtual), Ponto Frio, Submarino, Americanas.com, Walmart, Saraiva e Fast Shop.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.