Marketing

Pelé viaja após se recuperar de insuficiência renal

Pelé está de saída para uma turnê mundial em nome de seus patrocinadores meses após uma insuficiência renal tê-lo deixado preso a uma máquina de diálise


	Pelé: ele viajará à Grã-Bretanha, à China e à Austrália
 (Germano Lüders/EXAME)

Pelé: ele viajará à Grã-Bretanha, à China e à Austrália (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2015 às 22h31.

Rio de Janeiro - Pelé está de saída para uma turnê mundial em nome de seus patrocinadores quatro meses depois de uma insuficiência renal tê-lo deixado preso a uma máquina de diálise na unidade de terapia intensiva de um hospital brasileiro.

Aos 74 anos, a única pessoa dona de três medalhas de vencedor da Copa do Mundo viajará à Grã-Bretanha, à China e à Austrália para promover empresas como a rede de sanduíches Subway.

Pelé sofreu insuficiência renal em dezembro ao contrair uma infecção hospitalar após uma cirurgia para remoção de pedras nos rins. Conhecido no Brasil como Rei, ele passou duas semanas no hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

“Graças a Deus eu já estou bem”, disse Pelé por telefone, de Londres, onde participava de um evento para o Subway. “Eu já posso viajar novamente e é por isso que estou aqui dando abraços nos meus amigos da Inglaterra”.

Pelé, cuja carreira de 21 anos terminou em 1977 com uma temporada no New York Cosmos, continua sendo uma figura popular para os patrocinadores e é coproprietário de uma empresa com sede em Nova York que administra seus contratos comerciais. No período de preparação para a Copa do Mundo no Brasil, no ano passado, ele foi contratado para ser garoto-propaganda de empresas como Hublot SA, fabricante de relógios da Suíça, Procter Gamble Co., Volkswagen AG e a empresa aérea Emirates.

Pelé viajará para o norte, saindo de Londres, para comparecer à partida entre Liverpool e Manchester United, no domingo. De lá, ele segue para a Austrália e a China.

Globe Trotter

Ele disse que a experiência adquirida com as viagens pela sua antiga equipe, o Santos, e com a Seleção Brasileira o permitem saber o que esperar desse itinerário.

“Não mudou muito desde a época em que eu jogava futebol”, disse ele.

Pelé brincou que sua saúde melhorou a tal ponto que ele gostaria de ser escolhido entre os três jogadores acima da idade limite designados para representar o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016. Ele levaria outros dois ex-jogadores do Santos, Neymar e Robinho (que está novamente no clube, por empréstimo), para jogarem ao seu lado. Na época em que Pelé jogava, os jogadores profissionais não podiam participar das Olimpíadas.

“Eu vou me preparar agora e vou estar fisicamente apto para jogar nas Olimpíadas pelo Brasil”, disse Pelé.

Pelé, que venceu as Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970, foi nomeado Jogador de Futebol do Século 20 pela Fifa, órgão que administra o futebol, e Atleta do Século 20 pelo Comitê Olímpico Internacional.

Acompanhe tudo sobre:AtletasEsportesFutebolPatrocínioPelé

Mais de Marketing

Superliga de Vôlei supera R$ 2 bilhões em retorno de mídia pela primeira vez

Evento reúne executivos de grandes marcas para debater o futuro das parcerias

50 maiores marcas chinesas no exterior aumentam influência em 2023, diz relatório

Snickers anuncia Rayssa Leal e time de skatistas como embaixadores no Brasil a um mês da Olimpíada

Mais na Exame