Pôneis malditos, Olimpíada e Kicks: como a Nissan virou líder no YouTube
Maioria das concorrentes tem menos da metade de inscritos em seus canais
Marina Filippe
Publicado em 19 de setembro de 2019 às 14h10.
Última atualização em 19 de setembro de 2019 às 14h40.
A Nissan Brasil é a primeira montadora do país -- e entre as subsidiárias da marca -- a alcançar 1 milhão de inscritos em seu canal do Youtube .
A diferença entre os concorrentes é considerável: a Renault é a segunda maior montadora na plataforma com cerca de 870 mil inscritos; a Honda ocupa o quarto lugar -- após a Fiat -- e tem cerca de 410 mil seguidores, menos da metade do que a Nissan.
O resultado da Nissan se deve pela adoção de uma postura que busca por conteúdos com forte engajamento no digital.
Um exemplo é o vídeo “pôneis malditos”, de 2011, para a divulgação do veículo Frontier. Em 2015, foi o início do patrocínio dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que incentivou o crescimento do canal, seguido pelo lançamento do Nissan Kicks, em 2016. O modelo é o mais vendido da marca no país, com 230 mil unidades comercializadas.
“Nosso histórico demonstra que as campanhas publicitárias com filmes originais chamam a atenção também nas redes sociais. Quem vê e gosta na televisão quer assistir novamente ou comenta com os conhecidos e isso gera curiosidade”, diz Humberto Gómez, diretor de marketing da Nissan do Brasil, Humberto Gómez.
A análise da marca mostra que os comerciais são os conteúdos mais acessados. Entre os usuários, 57% são homens e 43% são mulheres, sendo que a metade deles fazem o acesso mobile.
"A pesquisa para a compra de um automóvel começa na internet e a Nissan vem crescendo ano após ano sua presença e investimento no digital ", afirma Gómez. Em 2018, o faturamento da empresa no país foi de 5,7 bilhões de reais.