Marketing

“Nicho, no Brasil, são as classes A e B”, diz André Torretta

Pesquisador e diretor geral de A Ponte Estratégia fala que é preciso saber se comunicar com 180 milhões de consumidores

André Torretta: 72% dos brasileiros são analfabetos funcionais – ou seja, que sabem ler, mas nem sempre compreendem o que estão lendo (Germano Lüders/EXAME.com)

André Torretta: 72% dos brasileiros são analfabetos funcionais – ou seja, que sabem ler, mas nem sempre compreendem o que estão lendo (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2011 às 11h17.

São Paulo - André Torretta, que há alguns anos deixou de lado o marketing político para entender melhor a classe C com sua A Ponte Estratégia, mostrou que escolheu o caminho certo. Pelo menos pelo aval do público presente no 2º Fórum de Marketing do Guarujá, que aplaudiu de pé o executivo no Hotel Sofitel Jequitimar.

“Aqui tratamos comunicação para a classe média como comunicação de nicho. Pode ser nicho em Manhattan. Não em um país que tem 180 milhões de consumidores inseridos nas classes C, D e E”, disse Torretta, antes de apresentar uma ampla pesquisa feita pela sua consultoria em bairros da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e em outras regiões do país.

O executivo lembra que 72% dos brasileiros são analfabetos funcionais – ou seja, que sabem ler, mas nem sempre compreendem o que estão lendo.

“Ao mesmo tempo em que temos problemas como péssima educação, temos a nosso favor o bom crescimento econômico, uma classe baixa mais esclarecida, presente na internet, estudando e consumindo produtos que antes eram restritos aos mais ricos. Esse sim é o Brasil que enriquece e para o qual temos que redesenhar produtos e serviços. E não na Oscar Freire. Lá é tudo igual há anos, e há anos que estamos criando para o consumidor que anda por lá”, afirmou, ressaltando que o mercado tem que parar de ficar falando em números quando o assunto é a nova classe de consumidores.

“Os números estão aí e todos conhecem. O que temos é que saber planejar para eles”.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoConsumidoresClasse AClasse BClasse C

Mais de Marketing

CMO do Magalu explica como WhatsApp da Lu se tornou um case premiado em Cannes

Em Cannes, tênis da Adidas para atletas com Síndrome de Down reforça real papel da criatividade

De vilã a parceira criativa em Cannes: o desafio agora é fazer a conta da IA fechar

No Cannes Lions 2026, pulseiras viram símbolo de status, networking e acesso exclusivo