Google homenageia Tarsila do Amaral

Doodle de hoje comemora os 125 anos de nascimento da pintora
Google: site faz homenagem a Tarsila do Amaral (Reprodução)
Google: site faz homenagem a Tarsila do Amaral (Reprodução)
D
Da RedaçãoPublicado em 07/09/2011 às 13:23.

São Paulo - O doodle do Google de hoje, 1, é uma homenagem a Tarsila do Amaral pelo aniversário de 125 anos de nascimento da pintora. Ela foi um dos principais elementos da arte moderna brasileira, cujo intuito era romper com os padrões e criar uma arte tipicamente nacional.

Tarsila é a criadora de um dos símbolos do movimento modernista: o Abaporu, de 1928. O quadro é considerado o marco inicial da antropofagia nas artes plásticas do país. Juntamente com o marido na época, Oswald de Andrade – literato modernista - , escreveu o Manifesto Antropófago e fundou o Movimento Antropofágico, que tinha o objetivo de deglutir, digerir a cultura européia vigente e transformá-la em pura brasilidade.

A artista, que queria ser “a pintora do Brasil”, estudou na Europa, trouxe influências e elementos para compor suas telas. Aplicados à cultura nacional e às cores que a maravilhavam durante a infância, suas obras foram compostas.

'Encontrei em Minas as cores que adorava em criança. Ensinaram-me depois que eram feias e caipiras. Mas depois vinguei-me da opressão, passando-as para as minhas telas: o azul puríssimo, rosa violáceo, amarelo vivo, verde cantante, ...' declarou.

Nascida em setembro de 1886, no Município de Capivari, interior do Estado de São Paulo, Tarsila faleceu em 1973.

Visite o site oficial de Tarsila do Amaral