Exame Logo

7 exemplos criativos do romantismo na publicidade

Confira anúncios clássicos (e modernos) que mostram visões inovadoras do amor romântico pelas marcas - e suas estratégias para seduzir compradores

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2013 às 11h17.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h34.

Uma história de amor contada inteiramente dentro de um campo de buscas na web. O comercial de 2010 do Google mostra como a internet pode aproximar pessoas, e dar uma mãozinha nos assuntos românticos. O filme foi criado pelo Google 5, um grupo de estudantes recrutados de universidades de publicidade e design nos Estados Unidos, e foi ao ar pela primeira vez no Super Bowl daquele ano.
  • 2. Laka - Me dá um beijo?

    2 /8

  • Veja também

    Produzido pela então W/Brasil em 1988 e com a assinatura do publicitário Washington Olivetto, o comercial "Me dá um beijo?", do chocolate Laka, fez enorme sucesso na época em que foi lançado pela delicadeza com que trata a fase das primeiras descobertas do amor.
  • 3. Heineken - Serenade

    3 /8

  • Em 2012, a Heineken criou um aplicativo para Facebook que gerava uma "serenata" customizável para os fãs da marca. A ideia do aplicativo era ajudar os consumidores a convidar alguém para jantar no Dia dos Namorados. O filme foi disponibilizado em 20 línguas, e ainda deixava, no final, um espaço para que os convidados pudessem responder Sim ou Não. A criação é da Wieden+Kennedy.
  • 4. Canon - Igrejas

    4 /8

    Um clássico instantâneo, ainda que de execução simples. Com criação da agência Giovanni+Draftfcb, "Igrejas" foi o primeiro comercial da Canon produzido no Brasil. Com uma trilha sonora "She", de Elvis Costello, o filme mostra o pedido de casamento de um rapaz à sua namorada. A peça começa com um jovem fotografando várias igrejas em cidades históricas. Depois de revelar as imagens, cabe à namorada marcar com um 'xis' o local onde prefere celebrar o seu casamento.
  • 5. Starbucks - Cup Magic

    5 /8

    Nos Estados Unidos, a rede de cafeterias Starbucks preparou um atrativo extra para seus tradicionais copos no Dia dos Namorados em 2012. Usando realidade aumentada, os os clientes puderam utilizar seus celulares com os sistemas iOS e Android para interagir com o objeto e enviar mensagens, vídeos, cartões e brindes para qualquer destinatário.
  • 6. Bradesco – Recém Casados

    6 /8

    Criado pela agência Neogama, o comercial institucional "Recém-casados", do banco Bradesco, mostra em 30 segundos um comovente diálogo entre noivos em que a garota, ainda vestida de branco, dá várias hipóteses e pergunta ao noivo como ele agiria: "E se eu ficar velha? E se eu ficar feia? E se eu ficar triste?". O rapaz vai desconstruindo as preocupações da agora esposa.
  • 7. Vivo - Eduardo e Mônica

    7 /8

    Em 2011, a Vivo divulgou um comercial em forma de videoclipe com o clássico da banda brasiliense Legião Urbana, o Eduardo e Mônica. Em pouco tempo, o filme tornou-se um viral, aclamado pelo público jovem nas redes sociais. Pouco tempo depois, a peça foi alvo de uma acusação de plágio - um comercial da marca de celular ATL, feito há dez anos, usou a mesma música como pano de fundo. Mas a polêmica acabou aumentando o buzz em torno da peça.
  • 8. Aproveite e veja também: as 7 pegadinhas publicitárias mais assustadoras de 2013

    8 /8(Divulgação)

    <a href="https://classic.exame.com/marketing/noticias/7-pegadinhas-publicitarias-mais-assustadoras-de-2013

    " target="_blank">As 7 pegadinhas publicitárias mais assustadoras de 2013
  • Acompanhe tudo sobre:ComerciaisConsumidoresdia-dos-namoradosMarcas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Marketing

    Mais na Exame