Como 14 marcas de tecnologia mudaram seus logos com o tempo
Confira as incríveis mudanças visuais das marcas de tecnologia ao longo das décadas
Guilherme Dearo
Publicado em 25 de maio de 2015 às 09h27.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h42.
São Paulo - As décadas passam e as empresas precisam repensar estratégias, reiventar seus negócios, se adaptar ao presente e ao futuro. As empresas de tecnologia , ligadas a um setor tão volátil e mutável, precisam estar ainda mais atentas aos ventos da mudança. Entre essas transformações, está a mudança de logos, logotipos e identidades visuais. Pode acreditar: nem sempre a Apple foi uma maçã. Confira, na galeria de imagens, exemplos de grandes evoluções visuais ao longo das décadas em 14 companhias de tecnologia.
O Yahoo! passou de dois logos confusos e coloridos para um logotipo mais simples. Primeiro em vermelho, depois em roxo. Hoje a cor roxa está totalmente atrelada à marca.
O Google sempre teve o conceito de letras coloridas e divertidas. O que mudou, ao longo dos anos, foram as cores, a ordem delas e a fonte usada. De fontes mais gordas e estreitas para fontes mais finas e elegantes.
A Apple teve o conceito da maçã desde o começo. A diferença é que era uma imagem preto e branco com Isaac Newton ao pé de uma árvore, em referência à história de que uma maçã caiu em cima de sua cabeça e lhe deu a ideia para formular a teoria da gravidade. Depois, só restou a maçã.
O logo da Samsung passou de algo repleto de referências coreanas e orientais para um design mais simples. Primeiro, com três estrelas. Depois, as cores azul e branca - que se tornaram icônicas para a marca.
A Microsoft passou de uma fonte totalmente estilizada cheia de curvas e linhas para o seu tradicional logotipo preto das décadas de 90 e 2000. Em 2012, uma grande mudança, com a referência colorida ao Windows.
A Nokia passou de um assustador peixe em seu primeiro logo para o tradicional azul em logotipo sóbrio.
A AT&T começou com a referência do sino em seu logo. Depois, passou para a esfera. Ambos representando comunicação e conexão.
A IBM sempre gostou de siglas. Primeiro, como empresas separadas: ITR (de International Time Recording Company) e CSC (Computing Scale Company). Da união das duas, surgiu a CTRC (Computing-Tabulating-Recording Company) e, depois, a IBM (International Business Machines Corporation).
A HP manteve o seu logo sempre em uma mesma linha. O estilo do H e do P dos dias de hoje é quase idêntico ao estilo do primeiro logo. Vez ou outra, o logo trazia o nome dos fundadores: Hewlett e Packard.
A Intel pouco mudou ao longo dos anos, mantendo a cor do logotipo e estilo da fonte.
A Amazon passou de feios logos em seus primeiros anos para um preto sóbrio, até chegar na combinação preto e amarelo clássica.
A Dell mudou apenas duas vezes. Primeiro, em 1989, o clássico azul e o "e" de Dell estilizado. Depois, o mesmo logotipo dentro de um círculo.
A Xerox passou do nome Haloid para logotipos mais limpos e simples com o nome "Xerox" até chegar em sua clássica cor vermelha. O logo atual se tornou menos simples: ainda vermelho, mas com nova fonte e acompanhado de uma bola.
A marca PlayStation , da Sony, sempre esteve na linha de símbolos coloridos e brincadeiras com as letras de seu nome. Do amarelo/vermelho/azul, passou por diversas combinações de formatos e cores até chegar no clássico P e S interligados.
Mais lidas
Mais de Marketing
O som do desejo: como a música nas lojas de luxo influencia o comportamento do consumidorBrics 2025: identidade visual destaca Samaúma como símbolo de cooperação global'Bruninho esteve aqui': bar em Belo Horizonte ganha fama após visita de Bruno MarsFernanda Torres e Montenegro respondem à IA em campanha de Natal do Itaú