Marketing

Coca-Cola e Centauro têm campanhas parecidas. Coincidência?

"Ola" das duas marcas acontece em painéis gigantes instalados em metrôs

Coca-Cola: painéis formam Ola acompanhando a passagem dos transeuntes

Coca-Cola: painéis formam Ola acompanhando a passagem dos transeuntes

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2010 às 12h02.

São Paulo - Até os últimos jogos da Copa, quem passar pelas estações de metrô Jabaquara e Vila Mariana, de São Paulo, poderá ver uma "Ola" gigante se formar ao longo de um painel de 16 metros de comprimento. Disposta também na estação Cardeal Arcoverde, no Rio, a ação trata-se de uma campanha criada pela JWT para a Coca-Cola, especialmente para a Copa do Mundo da África.

Da mesma forma, os passageiros que viajarem até o dia 11 de julho entre as estações Uruguaiana e Carioca, no Rio, poderão ver um painel com imagens em sequência que se transformam em um filme conforme o trem passa. O filme, da rede Centauro em parceria com a agência Salles Chemistri, retrata igualmente uma "Ola".

Além de transmitirem suas celebrações do futebol com a "Ola" e por meio de painéis gigantes, as campanhas acontecem em locais semelhantes, ao mesmo tempo.

Para Raphael Costa, da assessoria de imprensa da Coca-Cola, não há uma semelhança. "As ações usam tecnologias diferentes", diz. Conforme Costa, enquanto nos painéis da Coca-Cola as imagens se formam acompanhando a passagem das pessoas à sua frente, nos painéis da Centauro, as imagens só se formam para quem estiver dentro do trem em alta velocidade, como se fosse um filme.

Francis Amado, gerente de marketing da Centauro, explica que a ideia da marca é explorar uma comemoração feita dentro dos estádios e trazê-la para uma área pública. De acordo com ela, a campanha começou a ser planejada em julho do ano passado como parte de várias ações interligadas, assim como os estudos de locais para a instalação dos painéis. "Chegamos a mobilizar os metrôs de Belo Horizonte e São Paulo também, mas só conseguimos no do Rio", diz.

Quanto à tecnologia utilizada na campanha da Centauro, Francis Amado comenta que os painéis foram resultado de um filme rodado no Canadá, especialmente para a ação: "O filme das pessoas em movimento foi feito no Canadá, e dele foram feitos os frames. Os frames foram impressos no Brasil, gerando placas que montaram a sequência da Ola".

"Provavelmente foi coincidência, porque o assunto Copa está sendo explorado por diversas marcas desde o ano passado. É todo mundo pensando num assunto só, que é Copa. Nesse caso (da semelhança entre as campanhas), acreditamos que seja uma coincidência, porque a Ola é uma atitude praticada há muito tempo pela torcida, e já consolidada, então isso é muito provável", afirma a gerente de marketing.

Assista à "Ola" da Centauro:

Leia mais notícias sobre a Copa do Mundo

Acompanhe tudo sobre:BebidasCoca-ColaCopa do MundoEmpresasEmpresas americanasEsportesestrategias-de-marketingFutebolMarcasPublicidadeRefrigerantes

Mais de Marketing

De Bombril a Morumbis, relembre 24 comerciais que marcaram época

O caminho dos CMOs rumo aos conselhos de administração

Como o Brasil virou um mercado-chave para a Heineken? Diretor global da marca explica

Djokovic é 'engolido' por crocodilo gigante em nova campanha da Lacoste

Mais na Exame