Exame Logo

Campanhas ganharam espaço no Twitter durante o Mundial

Pesquisa da Predicta mensurou o impacto das ações publicitárias na rede social

Uma das grandes constatações do levantamento foi o poder de interação de conteúdo que o Twitter proporciona (.)
DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2010 às 16h42.

São Paulo - A Predicta, consultoria especializada no comportamento do consumidor nos meios digitais, realizou uma análise durante a Copa do Mundo para mensurar o impacto das ações publicitárias em relação aos usuários de redes sociais. Intitulado "Copa das marcas", o estudo teve como principal objetivo compreender como as grandes marcas seriam percebidas pelos brasileiros no Twitter durante o torneio.

Uma das grandes constatações do levantamento foi o poder de interação de conteúdo que a rede proporciona, ao contrário de outros meios de comunicação, que funcionam como via de mão única. Como exemplo, foi apontado o caso do anúncio equivocado do Extra publicado a Folha de S.Paulo, que "eliminava" a Seleção Brasileira após sua vitória contra o Chile. A marca percebeu a quantidade de pessoas comentando pelo assunto e pode agir rapidamente, até com a participação de Abílio Diniz, para que a credibilidade da empresa não fosse ferida.

Veja também

Outra percepção obtida foi em relação às mensagens durante os intervalos dos jogos. As menções sobre as marcas nesse período foram maiores que durante a partida. Após o jogo de eliminação do Brasil, o volume de menções sobre as marcas foi ainda maior: os usuários utilizaram a rede social para reclamar sobre o fato de as empresas já terem os anúncios da eliminação prontos. "Sabemos que nas fases eliminatórias a produção de campanhas para a vitória e para a eliminação são comuns. Porém, durante esse mundial conseguimos perceber o quanto essa prática do mercado publicitário incomoda as pessoas, que encararam o fato como um 'agouro' e utilizaram as redes sociais para reclamar", afirma André Freitas, diretor de novos negócios da Predicta.

A consultoria uniu duas áreas de expertise: produtos e inteligência para realizar a medição. A captura dos tweets foi realizada diariamente por intermédio da ferramenta Radian6. Na sequência, o setor de inteligência avaliou o material, racionalizou e categorizou os dados. Foi necessário criar indicadores específicos para ponderar o volume de tweets, as características de cada um e a afinidade com a campanha veiculada. No total, foram analisados, ao longo de um mês, cerca de 300 mil tweets que mencionavam as marcas monitoradas. Confira abaixo o ranking das marcas mais admiradas, lembradas e populares:

Marcas mais admiradas

PosiçãoMarcaPorcentagem
1Adidas95,26%
2Visa94,81%
3Coca-Cola93,16%
4Sony91,95%
5Brahma91,09%
6McDonald's86,40%
7Pepsi86,24%
8Seara82,43%
9Volkswagen79,59%
10Itaú70,53%


Share of voice

PosiçãoMarcaPorcentagem
1Coca-Cola20,73%
2Nike13,97%
3McDonald's9,67%
4Sony9,55%


Marcas mais populares

PosiçãoMarcaPorcentagem
1Seara41,76%
2Vivo17,26%
3Adidas14,29%
4Itaú12,27%

Leia mais notícias sobre a Copa do Mundo e o Twitter

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetEsportesestrategias-de-marketingFutebolInternetMarcasPublicidadeRedes sociaisTwitter

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Marketing

Mais na Exame