British Airways transforma 9 aviões em pombas para Jogos

A empresa contou com parceria entre a artista Tracey Emin e o desenhista Pascal Ansom para fazer essa homenagem aos Jogos Olímpicos de Londres
Segundo a artista, a iniciativa deste projeto espera "devolver a emoção de viajar ao passageiro" (Peter Macdiarmid/Getty Images)
Segundo a artista, a iniciativa deste projeto espera "devolver a emoção de viajar ao passageiro" (Peter Macdiarmid/Getty Images)
D
Da RedaçãoPublicado em 03/04/2012 às 13:55.

Londres - Nove aviões da companhia aérea British Airways foram decorados com o aspecto de uma pomba para celebrar a realização e o espírito dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, anunciou nesta terça-feira a empresa no aeroporto de Heathrow.

Para transformar a fuselagem das aeronaves em uma representação da ave reconhecida universalmente como o símbolo da paz, a British Airways contou com uma parceria entre a artista Tracey Emin e o desenhista Pascal Ansom.

Auxiliado por Tracey, os desenhos de Ansom aproveita a forma dos aviões para dar um aspecto de real ao projeto. Desta forma, a cabine da aeronave se transforma na cabeça da pomba, assim como as asas traseiras na cauda. As asas maiores, seguindo este mesmo conceito, foram cobertas por plumas desenhadas em traços dourados.

Em um dos hangares da British Airways, situado no principal aeroporto de Londres, Tracey foi encarregada de apresentar a primeira "pomba" que levantará voo, um Airbus A319. Segundo a empresa, a decoração deverá ser mantida durante um ano.

"A primeira vez que vi o desenho de Pascal comecei a sorrir. O avião é algo universal. Todo mundo vai entender", afirmou Tracey, que foi vencedora do prêmio Turner em 1999 com a obra "My Bed". Nesta, a artista apresentava a própria cama rodeada de lixos domésticos e toda desarrumada.

Segundo a artista, a iniciativa deste projeto espera "devolver a emoção de viajar ao passageiro", que, a partir de agora, passará a olhar o céu cada vez que escutar um avião sobrevoando Londres para tentar identificar alguma das "pombas" da British Airways.

Além da idealização das "pombas", a companhia aérea anunciou mais duas surpresas adicionais para comemorar a realização da 30º edição das Olimpíadas da era moderna na capital britânica, que serão iniciadas dia 27 de julho e concluídas no dia 12 de agosto.

Os cozinheiros britânicos Heston Blumenthal e Simon Hulstone criaram uma série de menus para os voos de longa duração da companhia. Os pratos vão resgatar o mesmo cardápio usado pela British Airways em 1948, data em que Londres recebeu os Jogos Olímpicos pela última vez.

A partir desta segunda, os aviões da companhia também deverão exibir o curta "Boy", assinado pelo cineasta londrino Prasanna Puwanarajah. Sem fugir da temática, o filme narra a história de um carpinteiro responsável pela pista do velódromo de um Parque Olímpico.