Marketing
Acompanhe:

Brahma fecha patrocínio ao G-4 paulista

Marca substitui Kaiser e entra com apoio ao Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo

Santos é um dos times que passam a ser patrocinados pela Brahma (Renato Pizzutto/Contigo)

Santos é um dos times que passam a ser patrocinados pela Brahma (Renato Pizzutto/Contigo)

C
Cris Simon

28 de maio de 2012, 16h28

São Paulo - A Ambev fechou um acordo com o G-4 paulista que permitirá à companhia associar a cerveja Brahma aos principais times de futebol de São Paulo: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.

A cerveja entra no lugar da Kaiser, que possuía um acordo com as equipes desde 2009, e com isso fortalece a plataforma de comunicação relacionada ao futebol. Antes disso, a marca já tinha acordo com o Portuguesa e o Ponte Preta.

A ação faz parte do projeto "Por um Futebol Melhor", pelo qual a marca tem agora acordos fechados com 30 clubes do país com iniciativas em três frentes: infraestrutura, engajamento dos torcedores e gestão de recursos humanos. Quem conduziu o processo de alinhamento entre a AmBev e os clubes foi a FanClub, agência de marketing esportivo da Holding Clube, responsável pela estratégia de futebol da Brahma.

Estádios

Para viabilizar melhorias na estrutura dos estádios, a cerveja criou o "Fundo Brahmeiro", pelo qual parte da receita obtida com a venda de itens da marca passa a ser aplicado na infraestrutura das agremiações. No Rio de Janeiro, cidade que recebeu o projeto-piloto, a Brahma já mantém um executivo dedicado a gerir as obras geradas pelo Fundo em cada clube.

Sócio Torcedor

O projeto ainda prevê ações para aumentar o engajamento dos torcedores dos times patrocinados, permitindo, além do desconto já dado na compra de ingressos para os estádios, descontos em produtos da Ambev e outras marcas - como Pepsi e Toddynho, por exemplo -, que passarão a fazer parte da estratégia.

Redes sociais

Na web, a ideia da Brahma é reforçar o vínculo dos torcedores paulistas com seus clubes com perfis customizados no Twitter, Facebook e YouTube, com conteúdos selecionados, notícias, promoções e vídeos. 

Em julho, a cerveja lança também seis latas decoradas para o times de São Paulo apoiados, assim como já aconteceu no Rio de Janeiro.