Exame Logo

As 5 marcas de maior audiência nas redes sociais

Ranking mostra as mais seguidas no Facebook, Twitter e YouTube, mas explica: audiência não é tudo

Quantos amigos você tem? (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2011 às 15h09.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h30.

Ter audiência em redes sociais é importante para as marcas, já que mostra o alcance que suas mensagens podem ter, mas representa também um desafio. "Quanto maior a audiência de uma marca, mais difícil é de engajar", diz Wagner Martins, sócio e diretor da área de planejamento da Espalhe. A agência lançou recentemente o Index Social, um índice que mensura a evolução de audiência e engajamento das marcas no Facebook, Twitter e YouTube no Brasil. Seguindo a lógica dos índices das bolsas de valores, que elencam as ações mais negociadas, a ferramenta monitora cerca de 320 marcas e, para calcular o índice, leva em conta as que detêm 80% da audiência nas três plataformas a cada dia. A Claro figura no topo do ranking de audiência em setembro e continua liderando. Já Brahma Futebol Rio, apesar de aparecer só em sétimo quando se fala em audiência, foi o que mais engajou no período no Facebook e Twitter, ou seja, que teve maior quantidade de "likes", comentários, mentions e retuítes. Veja ao lado as 5 primeiras em audiência.
  • 2. 1. Claro

    2 /6(Reprodução)

  • Veja também

    Facebook:mais de 117 mil fãs
    Twitter:cerca de 2,5 milhões de seguidores
    YouTube : cerca de 4,5 mil inscritos

    Com perfis bastante cheios nas três redes sociais, a Claro Brasil é hoje a marca de maior audiência no país, de acordo com o Index Social. O principal destaque é a conta da operadora no Twitter. Em 2010, a empresa fechou um contrato com o ex-jogador Ronaldo pelo qual ele passaria a administrar o perfil como se fosse seu. E deu certo. Na época, cerca de um ano e meio atrás, a Claro tinha 33 mil seguidores. Hoje, sob o usuário "ClaroRonaldo" são quase 2,5 milhões de seguidores, que recebem diariamente promoções de produtos e serviços da operadora, mas também brincadeiras, fotos e comentários do Fenômeno sobre coisas do seu dia a dia. O alcance da estratégia, se comparado aos resultados obtidos com campanhas na TV, é menor, mas gera audiência rápida. A figura do ex-jogador deu à empresa grande proximidade com seus consumidores, já que muita gente acaba seguindo a empresa quando, na verdade, quer saber de Ronaldo.
  • 3. 2. Guaraná Antarctica

    3 /6(Divulgação)

  • Facebook : cerca de 1,5 milhões de fãs
    Twitter : mais de 93 mil seguidores
    YouTube : cerca de 22,4 mil inscritos Uma das primeiras marcas a ultrapassar a faixa de 1 milhão de fãs no Facebook, Guaraná Antarctica tem como estratégia integrada entre as redes sociais e busca gerar assunto constantemente.

    "Temos uma equipe que vê tudo que vai acontecer no mês e de que forma a gente pode fazer a marca participar desses assuntos", explica Wagner Martins, sócio e diretor da área de planejamento da Espalhe, agência responsável pela administração das redes sociais do refrigerante. A última ação de peso da marca foi a apresentação dos jogadores Neymar e Lucas como garotos-propaganda, feita no Bate Bola Guaraná Antarctica, talk show estrategicamente transmitido ao vivo pelo Facebook.

    Participaram da ação, além dos jogadores do Santos e do São Paulo, o técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, o empresário Ronaldo, o apresentador Eduardo Sterblitch, o jornalista esportivo Benjamin Back e a cantora Cláudia Leitte.
  • 4. 3. LOréal Paris Brasil

    4 /6(Divulgação)

    Facebook : mais de 1,3 milhões de fãs
    Twitter : mais de 19,4 mil seguidores
    YouTube : não disponível A marca, que tem Grazi Massafera e Paola Oliveira entre suas embaixadoras no Brasil, dá atenção especial à sua Fanpage.

    Em 2011, a L’Oréal Paris Brasil passou da marca de 1 milhão de fãs no Facebook graças a uma amigável estratégia de diálogos com consumidores, promoções e divulgação de conteúdos de interesse de seu público - feminino, em maioria. Em agosto, por exemplo, a marca lançou a promoção “Ganhe kits de maquiagem L’Oréal Paris”. Para participar, era necessário curtir a página do evento no Facebook e responder à frase do concurso cultural. Os sorteios aconteceram semanalmente até o início de outubro e contribuíram para movimentar o perfil. Foram mais de 300 mil "Likes" em cerca de um mês.
  • 5. 4. Smirnoff Brasil

    5 /6(Divulgação)

    Facebook : mais de 1,2 milhões de fãs
    YouTube : 236 seguidores Com ações concentradas principalmente no Facebook, onde a marca já passou de um milhão de fãs, a Smirnoff Brasil bomba sua página na rede social mantendo um diálogo próximo com seu público. Há também a Smirnoff Nughtlife Exchange Project, uma iniciativa mundial que promove as melores festas internacionais e estimula a troca de experiências com seus consumidores, que acontece também, claro via redes sociais.
  • 6. 5. Peixe Urbano

    6 /6(Ernani DAlmeida/VEJA)

    Facebook : mais de 900 mil fãs
    Twitter : mais de 100 mil seguidores
    YouTube : 130 inscritos Para o Peixe Urbano, o segredo é interatividade. Com quase um milhão de fãs no Facebook, o site de compras coletivas monitora constantemente os diálogos e comentários nas redes sociais e tenta movimentar o máximo que consegue também os perfis no Twitter e no YouTube.

    Ofertas-relâmpago, promoções de 1 centavo e integração entre as redes garantem barulho permanente.

    No Twitter, a empresa foi a primeira brasileira a fazer uma ação publicitária usando os Trending Topics, pelo serviço " Promoted Tweets "
  • Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaestrategias-de-marketingFacebookGoogleInternetMarcasRedes sociaisTwitterYouTube

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Marketing

    Mais na Exame