São Paulo – O McDonald's foi obrigado a vir a público nos Estados Unidos para negar que o seu novo brinde para crianças fale uma expressão, digamos assim, fora do ambiente politicamente correto.
Dias atrás, vários usuários comentaram em diversas redes sociais sobre a expressão falada pelo Minion, personagem do filme "Meu Malvado Favorito", que, aos ouvidos dos pais, dizia um certo palavrão:
https://youtube.com/watch?v=tEnPYxFP9Vc
Em algumas regiões mais conservadoras dos Estados Unidos, houve até quem dissesse que o minion falava uma profanidade.
Ontem, para tentar acabar com a polêmica, a maior rede de fast food do mundo disse que tudo não passava de uma coincidência com o som em inglês.
"Minions falam 'minionês', que é uma combinação randômica de várias línguas e palavras e som sem sentidos", diz o McDonald's, em um comunicado divulgado à imprensa.
"'Minionês' não tem tradução ou sentido em qualquer língua reconhecida. Qualquer similaridade com palavras usadas na língua inglesa é puramente coincidência", acrescenta a rede de fast food.
Uma porta-voz também afirmou que a empresa não pretende remover os brindes e que os únicos sons que o brinquedo faz são: "para la bukay" "hahaha" "eh eh".
O McDonald's criou a promoção com as carismáticas criaturinhas amarelas por conta da estreia do filme "Minions", que chegou aos cinemas brasileiros no último dia 25 de junho.
São Paulo – O
McDonald´s do Shopping Itaquera, no bairro da zona leste da capital paulista, figura entre os 10 maiores do mundo em vendas, ao lado de unidades de grandes capitais, como Paris, Taiwan, Moscou e Pequim. No local, os 6.000 clientes atendidos por dia consomem 69.000 Big Macs, 15.000 McColossos e 29 toneladas de batatas por mês. Para atender tanta gente, uma espécie de tática de guerra é seguida à risca, com uma missão clara: entregar os lanches em até 1 minuto. EXAME.com acompanhou um dia de trabalho na unidade. Confira a seguir.
2. Aos montes 2 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
Localizado na região mais populosa de São Paulo, com cerca de 4 milhões de habitantes, o shopping fica a 800 metros da Arena Corinthians e recebe 60.000 pessoas por dia. Na região, o McDonald´s conta com 24 restaurantes, sendo 4 deles em Itaquera – o mais movimentado dentro do shopping, inaugurado em 2007.
3. Linha de montagem 3 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
A unidade conta com 108 atendentes e 23 gerentes, divididos em quatro turnos para a limpeza, manutenção e operação do restaurante e de quatro quiosques. Como a linha de montagem de um carro, a loja é separada em estações de trabalho e equipes se dividem para cuidar de cada uma das áreas entre caixas, sistema de bebidas, McFritas, chapas, linha de montagems e quiosques.
4. Ordem na casa 4 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
A primeira turma, de seis pessoas, trabalha das 7h às 16h na limpeza da área, abastecimento e organização das estações. Eles também fazem a reposição fracionada de produtos dos balcões de atendimento, espaço de montagem de lanches, refrigerador e freezer. Também logo cedo, o coordenador da área calibra todos os equipamentos, chapas, sistema de bebidas e fritadeiras para que tudo funcione perfeitamente.
5. O troco 5 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
Enquanto isso, o gerente faz o inventário da loja, checa o que foi vendido, o que precisa ser reposto no estoque, além de separar o troco para os caixas e fazer novos pedidos de compras.
6. Manutenção 6 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
O técnico de manutenção Cléber de Farias Silva, de 29 anos, chega às 7h para cuidar da limpeza e organização de todos os equipamentos que garantem a operação da loja. Ele zela pelo bom estado do ar-condicionado, aquecedores de água e higienização dos grandes exaustores, reunidos em um espaço reservado no fundo da loja.
7. Arroz com feijão 7 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
Uma nova turma, de 20 pessoas, entra 10h para atender os clientes que já começam a chegar.Enquanto isso, os que chegaram mais cedo começam a se dividir para o almoço, intercalado entre as equipes.A divisão traça um cenário curioso: há sempre pessoas comendo dentro (funcionários) e fora (clientes) do restaurante. Há dois anos, o McDonald´s passou a servir arroz, feijão, salada e uma proteína para os funcionários nos dias de semana – antes, eles se alimentavam com os produtos da rede. Os clientes podem optar pelo mesmo cardápio dos funcionários – basta pedir no caixa.
8. O descanso 8 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
Na parte de cima da loja, há uma área de descanso dos funcionários com televisão e computador.
9. Almoço 9 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
Ao lado fica um espaço mais tranquilo destinado às refeições. No espaço, as paredes são decoradas com murais de avisos gerais e fotos.
10. Pico 10 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
Das 12h às 14h, mais de 1.500 pessoas são atendidas pelo McDonald´s do Shopping Itaquera. O mesmo pico acontece das 18h30 às 21h.Para atender mais rápido, as equipes de caixa e cozinha são reforçadas.
11. Anfitrião 11 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
Fora da loja, o atendente Alexandre Luis é o anfitrião que ajuda os clientes a escolherem e fazerem seus pedidos mais rápido.
12. Turnos 12 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
Enquanto a turma que entrou 7h vai embora, e a que chegou 10h começa a sair para almoçar, outros 30 funcionários chegam para trabalhar.Às 21h mais uma troca de pessoal. Cinco funcionários chegam para ficar até às 4 horas da manhã. Eles irão receber o estoque, limpar a loja e desmontar as máquinas.
13. Sempre cheio 13 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
Em média, os estoques de restaurantes do McDonald´s são repostos três vezes por semana.Mas, no caso de Itaquera, é preciso comprar produtos todos os dias para dar conta da multidão de consumidores.Estes pães empilhados no corredor do fundo da loja, por exemplo, darão para um dia.
14. Congelados 14 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
Carnes, nuggets, batatas fritas e tortas são estocados nesta câmara de congelados, a uma temperatura que varia entre -18 e -23 graus Celsius. Os produtos têm validade de seis meses – mas, nesta unidade, eles são vendidos em 3 dias.
15. Refrigerador 15 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
Tomates, alfaces, frios, misturas de baunilha para sorvete, entre outros itens mais perecíveis, ficam dentro da câmera de resfriamento, que funciona entre 1 e 4 graus Celsius. O tempo de vida desses produtos varia de 10 dias a 2 meses.
16. Administração 16 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
O sistema de registro de pontos fica no fundo da loja, bem próximo ao espaço reservado para a área administrativa, ocupada pelos gerentes. Ao lado desse espaço fica o armário de pertences dos funcionários.
17. Os pedidos 17 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
Cada pedido de cliente registrado pelos atendentes nos caixas é replicado para a tela localizada no início do sistema de montagem de lanches. Há duas linhas de montagem na lanchonete, uma de frente para a outra.
18. Tostadeira 18 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
Depois do pedido registrado, a primeira coisa a fazer é tostar o pão do lanche e, a partir daí, começar a montagem.
19. McChicken 19 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
Nesta imagem, um McChicken está sendo montado. Depois do alface, o atendente que está montando o lanche coloca uma quantidade exata de molho.
20. Recheio 20 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
O empanado de frango, então, é colocado no recheio. Cada lanche tem uma medida certa de ingredientes. Para ninguém se perder, nem confundir a receita dos lanches, uma régua de diretrizes, com o passo a passo de cada produto, ajuda os funcionários.
21. Prontos 21 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
Depois da montagem, o pedido é embrulhado de forma padrão pelo mesmo atendente.
22. Chapa 22 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
Enquanto isso, hambúrgueres são grelhados na chapa. A espessura de cada um deles define quantos serão feitos de uma só vez.
23. Cuba 23 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
Congelados de carne, empanados, batatas, nuggets e tortas que serão fritas ficam guardados em freezers, localizados em cada uma das duas estações da cozinha. Depois de fritos, empanados e tortas vão para uma cuba. Cada produto tem seu lugar certo, identificado com uma cor específica – a mesma que serve para ajudar os atendentes a memorizarem o que fazer em cada etapa do processo.
24. Sistema inteligente 24 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
Como a produção dos lanches segue um padrão rígido e cheio de nuances entre um tipo de sanduíche e outro, a preparação das máquinas também facilita todo o trabalho. Elas avisam, por exemplo, quando é hora dos funcionários lavarem suas mãos e a hora de tirar os hambúrgueres da chapa.
25. Rampa 25 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
Embalado, o lanche desce por uma rampa para ser colocado, por outro atendente, no lugar certo das gavetas entre a cozinha e os caixas.
26. Cuidado 26 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
O chão da parte de dentro do restaurante é muito escorregadio, por isso os atendentes usam um sapato especial e conseguem deslizar para entregar lanches.
27. Fritadeira 27 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
A estação da fritadeira funciona à parte, com a dedicação de um grupo para a fritura e embalagem na quantidade certa para cada pedido de McFritas – pequena, média e grande. Assim como os outros equipamentos da cozinha, a fritadeira tem um sistema que avisa quando os produtos precisam ser retirados. A quantidade de sal é padronizada.
28. Xarope de refri 28 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
O sistema de bebidas funciona com a combinação xarope, água, gás carbônico sob pressão, baixa temperatura e turbulência. Cada bolsa de xarope de refrigerante é capaz de fazer, em média, 400 bebidas pequenas.
29. Vida curta 29 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
A validade dos lanches prontos é de 10 minutos. A das tortas é de uma hora e meia. Todos os outros itens também têm vida curta. Quando fora do padrão de consumo, os produtos são descartados em uma lixeira de completos, quando prontos e embalados, ou incompletos.
30. Missão difícil 30 /31(Tatiana Vaz/EXAME.com)
A estação de sobremesas também funciona com a programação do tempo e quantidade de tiragem de sorvete pela máquina.Porém, exige uma certa habilidade manual e (garantem alguns dos funcionários) desafiadora: fazer as três voltas e meia necessárias para cada casquinha não é tão fácil como parece. Pedaços de chocolates em sobremesas são cortados e separados em copos antes de chegarem até esta estação.
31. Agora, veja também: 31 /31(Divulgação/Santa Helena)