Exame Logo

Apenas 46% dos comerciais do Super Bowl terão algum retorno

Custos para anunciar durante o jogo são altíssimos, mas nem sempre o retorno está à altura

Super Bowl: marcas gastam milhões por alguns segundos durante os intervalos do jogo (Jeff Haynes/Reuters)

Guilherme Dearo

Publicado em 28 de janeiro de 2015 às 11h51.

São Paulo - As marcas gastam uma pequena fortuna para ter um espaço durante o Super Bowl , o evento esportivo mais assistido dos Estados Unidos . Trinta segundos no intervalo do evento custam nada menos que 4,5 milhões de dólares.

O espaço custa caro, mas as empresas topam pagar. Só nesse ano, 26 marcas irão veicular seus comerciais nacionalmente durante o jogo, que acontece nesse domingo (1º).

Mas o retorno não é tão bom quanto o esperado. Menos da metade dessas marcas terão um retorno real dos consumidores , o chamado "consumer engagement".

De acordo com a pesquisa "Brand Keys 13 Annual Super Bowl Ad Engagement Survey", apenas 46% das marcas anunciantes verão consumidores engajados indo comprar os seus produtos.

Ao AdWeek, o presidente da Brand Keys, Robert Passikoff, disse: "Você pode ter o trabalho mais criativo e ter bilhões de compartilhamentos, mas não significa que alguém vai começar a comprar o seu produto".

As marcas se interesasam pelo momento do Super Bowl porque contam com uma grande audiência e têm a chance de criar um grande "buzz" nas redes sociais. Criando essa ligação emocional, os consumidores podem, no futuro, virar clientes.

Resultados

O estudo criou um gráfico com dois parâmetros: nível de entretenimento (ou seja, as propagandas que divertem ou emocionam e não são apenas "técnicas") e o nível de engajamento.

Apenas 12 de 26 marcas têm alto poder de entretenimento e irão engajar os consumidores para futuras compras: BMW, Doritos, Dove Men+Care, GoDaddy, Mercedes-Benz, Nissan, Paramount (com o novo filme da franquia "Jurassic Park"), Pepsi, Skittles, Snickers, Toyota e WeatherTech.

Depois, vêm as que irão entreter, mas não devem ver retornos diretos nas vendas: Coca-Cola, Budweiser, McDonald's, Lexus, Bud Light, Mophie e Squarespace.

Já as que não irão entreter, mas irão engajar: KIA e Wix.

Por fim, as que não irão nem divertir e nem engajar: Nationwide, Carnival Cruise Lines, Loctite, Avocados Mexico e TurboTax.

São Paulo - Tão famoso quanto o Super Bowl nos EUA são os comerciais criados especialmente para serem veiculados durante os intervalos do jogo. Esse ano, o jogo que decidirá o campeão da temporada acontece no domingo (1º) e será disputado entre os Seattle Seahawks e os New England Patriots em Glendale, Arizona. Como é o evento esportivo mais assistido dos EUA, as empresas não medem esforços para desembolsar fortunas. Tudo por alguns segundos na televisão. Uma cota de 30 segundos custa nada menos que 4,5 milhões de dólares. Algumas marcas já revelaram seus comerciais ou teasers. Outras, fazem mistério e deixarão o vídeo só para o dia do jogo mesmo - como Audi, Coca-Cola, GM, Jaguar e Microsoft. Confira, na galeria de imagens, alguns dos comerciais que já foram revelados e passarão na televisão no domingo.
  • 2. Victorias Secret

    2 /12(Reprodução)

  • Veja também

    A nova campanha da Victoria's Secret para o Super Bowl aproveita a proximidade do evento esportivo com o Dia dos Namorados nos EUA. O vídeo traz as modelos da marca jogando futebol americano. Entre elas, Adriana Lima e Candice Swanepoel. Confira:
  • 3. Toyota

    3 /12(Reprodução)

  • A Toyota terá dois comerciais de um minuto nesse Super Bowl. Eles irão divulgar o novo Camry . Um deles já foi divulgado e mostra um mulher, que usa duas pernas mecânicas, tentando superar desafios. Confira:
  • 4. BuzzFeed e Purina

    4 /12(Reprodução)

    A parceria do site BuzzFeed com a Purina (para a marca Friskies) resultou em um vídeo cheio de gatos. No comercial, um gato mais velho ensina ao recém-chegado o que é o estranho ritual chamado Super Bowl. Confira:
  • 5. Carls Jr.

    5 /12(Reprodução)

    Os comerciais da rede de fast food Carl's Jr. sempre polemizam por causa das belas mulheres, em trajes mínimos, sensualizando com um hambúrguer gigantesco na mão. O comercial do Super Bowl não é diferente. Confira:
  • 6. Lexus

    6 /12(Reprodução)

    A Lexus já divulgou o seu comercial de 30 segundos desse ano, para divulgar o modelo NX. O vídeo trabalha com boa edição de imagem e som. Confira:
  • 7. Dove

    7 /12(Reprodução)

    O comercial da Dove já foi revelado e mostra a linha de produtos da marca voltada para os homens. No vídeo, belas imagens de pais e filhos. Confira:
  • 8. Bud Light

    8 /12(Reprodução)

    O comercial da Bud Light cria uma experiência maluca para pessoas anônimas em seu novo comercial. Um homem entra em um bar e, sem saber que está sendo filmado, começa a participar da ação da Bud. Confira:
  • 9. Mercedes-Benz

    9 /12(Reprodução)

    A Mercedes-Benz já revelou o teaser de seu comercial do Super Bowl. A ideia é falar sobre a famosa corrida entre a lebre e a tartaruga. Veja o teaser:
  • 10. Skittles

    10 /12(Reprodução)

    A Skittles revelou o teaser do seu comercial de domingo. Em tom de mistério, homens de uma cidade têm apenas o braço direito musculoso. Confira:
  • 11. Snickers

    11 /12(Reprodução)

    A marca Snickers usou o ator Danny Trejo (ator de Hollywood, famoso pela imagem de durão e pelos papéis de vilão nos filmes) para sua nova campanha. Ele imita Marcia Brady em um clássico comercial dos anos 1970, onde ela aparecia penteando os cabelos. Confira o teaser:
  • 12. Agora conheça esses inusitados produtos

    12 /12(Reprodução)

  • Acompanhe tudo sobre:EsportesSuper Bowl

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Marketing

    Mais na Exame