15 notícias de marketing que talvez você não tenha visto
McDonald's, Coca-Cola, Lacta, Nokia, Brastemp, os comerciais mais compartilhados de agosto e outros virais memoráveis foram os assuntos da semana
Da Redação
Publicado em 8 de setembro de 2012 às 08h12.
Lacta: a marca vai comemorar seu aniversário de 100 anos com o lançamento de uma edição limitada. São três embalagens comemorativas de seu tablete ao leite, acompanhadas de uma lata vintage. Além disso, três consumidores ganharão máquinas fotográficas Polaroid digitais.
São Paulo: o time fechou um contrato de patrocínio de R$ 23 milhões anuais com a Semp Toshiba, com validade até 2014. Com isso, a camisa "lisa" do clube está com os dias contados.
Top 10 viral: veja os comerciais mais compartilhados no YouTube no mês de agosto. Prepare-se para ver zumbis soltos em Nova York e uma bizarra propaganda de sorvetes.
McDonald's: a rede abrirá em 2013 seus primeiros restaurantes exclusivamente vegetarianos no mundo, de acordo com o Financial Times. As lojas serão erguidas em centros de peregrinação na Índia, como parte de uma estratégia para expandir em um mercado em que vacas são sagradas e a porcentagem de vegetarianos é alta.
Classe C: as marcas Nestlé, Samsung, Adidas e Nike – empatadas no terceiro lugar – são as mais desejadas pelos consumidores da Classe C, de acordo com um estudo do Instituto Data Popular. Veja o ranking geral, com as marcas mais relevantes nas categorias alimentos, informática, automóveis, eletrônicos e celulares.
" Pôneis Malditos ": sim, eles ainda dão o que falar. De acordo com o professor Marcos Hiller, da Trevisan, a campanha é " uma afronta ao processo de branding " e "não reflete nenhum valor da marca Nissan". Em livro prestes a ser lançado, ele afirma que as estratégias de marketing ainda precisam evoluir no Brasil.
Coca-Cola: a marca de refrigerantes foi a primeira no mundo a bater 50 milhões de fãs no Facebook. Para comemorar, a empresa lançou um app pelo qual os seguidores poderão enviar sugestões de ideias de como melhorar o mundo.
Brastemp: a marca lançou o refrigerador Inverse Maxi, que permite controlar o estoque de produtos em seu interior, datas de validade, além de fazer a leitura da lista de compras via QR code e compartilhar pelo celular entre os membros da família.
Guaraná Antarctica: o refrigerante lançou um aplicativo no Facebook pelo qual o fãs poderão escolher qual será a estampa da nova latinha estilizada da versão zero da marca. Três "roupagens" diferentes foram criadas pela estilista mineira Patrícia Bonaldi. A votação vai até o próximo dia 11.
Virais: confira uma lista com cinco virais lançados por marcas que deram uma sacudida na internet nos últimos tempos. Estão lá a resposta do Spoleto, o "Perdi Meu Amor na Balada", da Nokia e o "Bebê sem Papel", do Itaú.
Absolut: a vodka criou o projeto " Absolut Unique ", que desenvolverá cerca de 4 milhões de garrafas diferentes da bebida. Os produtos serão numerados individualmente e começarão a ser distribuídos nas próximas semanas em 80 países do mundo, incluindo Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, China, França e Alemanha.
Bola da Copa: uma enquete que recebeu mais de 1 milhão de votos escolheu "Brazuca" para ser o nome da bola da Copa do Mundo de 2014. Com 77,8% dos votos, a opção superou "Bossa Nova" (14,6%) e Carnavalesca (7,6%).
Classe C: uma pesquisa mostrou que o momento econômico da nova classe média não é único: ele já existiu em 1970. O diferencial de agora está na consciência e influência do brasileiro. Veja por que as marcas não devem encarar esses consumidores como uma massa uniforme.
Comerciais mais "pirateados": a campanha "Find Your Greatness", da Nike, ocupou a posição número 1 no ranking dos vídeos de comerciais mais "pirateados" na internet no mês de agosto, mostrou uma lista publicada pelo site especializado em análise de vídeos Visible Measures. Confira a lista dos 10 filmes que mais vezes foram "ripados" e republicados no mês.
Coca-Cola Zero: a marca teve 500 mil latas virtuais personalizadas no último mês devido à campanha "Descubra a Sua Coca-Cola Zero". O produto de número meio milhão foi batizado de "MárciaMaria", identificação criada pela marca em outras ocasiões durante a ação. O número 50 mil, por exemplo, homenageou o cantor Michael Jackson.