Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:
seloMarketing

15 notícias de marketing que talvez você não tenha visto

Nokia, TIM, Guaraná Antarctica, Nike, Coca-Cola, Google e o caso "Visou" foram alguns dos assuntos da semana

Modo escuro


	TIM: operadora teve anúncio suspenso pelo Conar depois de provocar a Vivo
 (Divulgação)

TIM: operadora teve anúncio suspenso pelo Conar depois de provocar a Vivo (Divulgação)

C
Cris Simon

Publicado em 15 de setembro de 2012 às, 08h00.

Guaraná Antarctica: depois de uma votação popular pelo Facebook que durou 10 dias e movimentou 14 mil fãs, a marca revelou o desenho que estampará as latas de sua edição limitada de 269 mililitros. Com 48% dos votos, "Descolada" foi a versão escolhida.

eBay: o site de comércio eletrônico anunciou na última quinta a primeira reformulação de seu logotipo desde que a empresa foi fundada, há 17 anos, em 1995. Veja outras marcas que também mudaram de cara em 2012. Twitter, Microsoft e Domino's estão entre elas.

Nokia: a marca venceu a ação movida por consumidores no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), contra a campanha viral "Perdi meu Amor na Balada", veiculada em mídias sociais como Facebook e YouTube e disseminada pela internet em julho deste ano.

O órgão recebeu e aceitou os argumentos da empresa, que reafirmou que os dois vídeos iniciais da campanha eram "teasers de marketing" e não traziam nenhum produto ou marca envolvidos. Apenas no terceiro vídeo o produto foi apresentado e a marca, exibida, sendo claramente identificado como propaganda. Saiba mais sobre o caso.

TIM: a operadora teve um anúncio suspenso pelo Conar, além de levar uma advertência do órgão, depois de ter chamado a Vivo de "Morto" em uma propaganda comparativa veiculada em julho deste ano em um jornal da Baixada Santista. Em nota, a empresa disse que concorda com a decisão do Conar e que a peça não foi aprovada pela área de marketing da companhia.

McDonald's: a partir da próxima semana, a rede de fast food incluirá a quantidade de calorias de seus produtos em seus cardápios nos Estados Unidos.

Google: a relação entre pai e filha é - novamente - o tema de um comercial do Google. O filme, criado pela BBH Nova York e pelo Google Creative Lab, foi lançado na última segunda-feira e traz a música "Broken Chair", de Chris & Thomas, como trilha sonora.


Heineken: a cerveja lançou em Cingapura um projeto envolvendo uma jornada de 5.187 quilômetros - de Mongólia até Taiwan, onde acontece o festival de música Sensation. Na ação, a marca desafiou um mochileiro a fazer o trajeto apenas com Heineken na bagagem.

L'Oréal: a FDA, agência encarregada de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, pôs sob vigilância o grupo francês de cosméticos L'Oréal e sua filial americana da Lancôme por propaganda enganosa nas descrições de alguns de seus produtos anti-rugas, entre eles a linha anti-rugas "Génifique Youth Activate Concentrate". A FDA deu 15 dias úteis à empresa para reportar a recepção da carta e especificar as medidas que o grupo planeja adotar para corrigir as violações.

Mascote da Copa: a Fifa registrou na última terça-feira, no site de patentes europeias (OHIM), o desenho do tatu-bola, em um indício claro de que o animal será anunciado em breve como o mascote da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

Visou: a reprodução de uma diálogo pelo Facebook entre a cliente Nina Gazire e a loja virtual "Visou" circulou pela internet nesta semana por causa do tratamento dado pela loja à consumidora, que reclamava da demora na entrega de um produto comprado. Além de um pedido de desculpas enviado diretamente a Nina, a loja publicou em sua fan page uma retratação publica. No dia seguinte, a fan page sumiu do Facebook, reaparecendo somente na tarde da quarta-feira. A página trazia o link para uma nota de esclarecimento da loja.

Nike: a marca perdeu a batalha contra uma decisão da Advertising Standards Authority (ASA), o "Conar britânico", que baniu um tuíte publicitário do jogador de futebol Wayne Rooney porque a mensagem não estava claramente identificada como propaganda. Após ter as mensagens sustadas, a Nike pediu à ASA que fizesse uma revisão no processo. A entidade declinou, afirmando que não havia motivos para reconsiderar a decisão.

Consumo: confira 12 minitendências mundiais de consumo. Conheça inovações como o ímã de geladeira que "pede" água e veja como a "internet das coisas" está sendo aplicada ao marketing.

Corinthians: o time quer aproveitar a paixão do seu torcedor e o início do Mundial de Clubes do Japão para aumentar suas receitas. Na última quinta-feira, o clube apresentou o "Natal da Fiel", feira que será realizada entre os dias 5 e 9 de dezembro de 2012, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Coca-Cola: a marca levou uma mesa pública e um chef para a cidade de Nápoles, na Itália, com o objetivo de estimular as pessoas a fazerem as refeições juntas. Assista a um vídeo da ação.

Ikea: no canal Meu Comercial, veja a propaganda da varejista de móveis para divulgar seu catálogo 2013. Chamado de "Bright Shiny Colours", o filme todo alto astral traz referências dos filmes "Flashdance" e "Singin' in the Rain".

Últimas Notícias

ver mais
Associação Brasileira de Anunciantes debate sincronia do mercado em encontro
seloMarketing

Associação Brasileira de Anunciantes debate sincronia do mercado em encontro

Há 5 dias
Associação Brasileira de Anunciantes lança guia sobre marketing sustentável
seloMarketing

Associação Brasileira de Anunciantes lança guia sobre marketing sustentável

Há 6 dias
Lista revela os 100 maiores líderes do mercado publicitário
seloMarketing

Lista revela os 100 maiores líderes do mercado publicitário

Há uma semana
Quatro mudanças já causadas pela IA no marketing
seloMarketing

Quatro mudanças já causadas pela IA no marketing

Há uma semana
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais