De playgrounds interativos a Pinball e Super Mario Bros, os videomapeamentos são cada vez mais utilizados para destacar marcas em espaços urbanos movimentados
Branding nas alturas (Divulgacao)
Da Redação
Publicado em 14 de outubro de 2010 às 20h34.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h40.
Ganhar ou perder o concorrido olhar de consumidores é hoje uma questão de segundos para as marcas. Ou um anúncio atrai à primeira vista ou é hora de repensar a estratégia. Sabendo disso, algumas empresas estão explorando espaços e técnicas cada vez mais inusitados para ganhar visibilidade. Imagine jogar Pinball em uma tela gigante ou ver cenas de um show de rock projetadas nas paredes de um castelo medieval. É disso que estamos falando.
A tecnologia, chamada de videomapeamento - ou video mapping -, permite o uso de qualquer tipo de superfície ou arquitetura como uma tela gigante para projeção. Pode-se inclusive captar sons de um ambiente e fazer com que estes interajam com as imagens, criando novas realidades.
Na lista a seguir, outdoors e anúncios impressos dão lugar a projeções de grande escala em edifícios de zonas de forte tráfego ou mesmo em construções seculares improváveis, lançando um verdadeiro confronto de culturas que, obviamente, gera buzz e vira o centro das atenções no reino do marketing. Alguns dos cases foram divulgados pelo site Trendhunter.
2. Sony coloca jogador de futebol em máquina de Pinballzoom_out_map
2/11
A projeção da Sony incentivava os espectadores a imaginarem o futebol em 3D. Como parte da estratégia de lançamento da sua linha de TVs 3D Bravia, a marca criou uma apresentação de video mapping que ocupou as laterais de dois edifícios em Madrid, na Espanha.
A parte mais inovadora da projeção, que começou com um jogador de futebol fazendo embaixadas, foi quando o personagem começou a interagir com uma máquina de Pinball. Até o som do clássico game foi perfeitamente integrado à apresentação.
O tema, "Imagine Futebol em 3D", foi mais do que oportuno, visto que estávamos em período de Copa do Mundo.
3. BMW fez a primeira projeção em edifícios da Ásiazoom_out_map
3/11
Para demonstrar que deve haver alegria em tudo que se faz, a BMW usou as paredes de dois prédios comerciais de Cingapura para projetar seu outdoor interativo.
Feito em maio deste ano, o video mapeamento batizado de BMW JOY 3D transformou dois símbolos de trabalho em símbolos de alegria para quem assistia às imagens de grande proporção.
O público riu, tirou fotos, e a marca ganhou holofotes internet afora devido à grande quantidade de conteúdo compartilhados em rede pelos espectadores.
4. Sportlife: um projetor na mão e uma ideia na cabeçazoom_out_map
4/11
A Sportlife, maior marca de gomas de mascar da Holanda, colocou imagens de um skatista em movimento, "cortando" paredes de prédios e casas em diversas cidades do país. A ideia era divulgar uma promoção chamada "Você consegue fazer isso em público?"
Os feixes luminosos, saídos de um veículo em movimento que projetava as imagens sobre os prédios, ganharam a simpatia dos pedestres e associaram a marca a um conceito jovem e "cool". A forma simples e ao mesmo tempo genial como a campanha foi feita lembra a ideia central do Cinema Novo brasileiro: "Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça". No caso da Sportlife, foi um projetor.
5. The Darkroom combina Pac-Man e arquitetura georgianazoom_out_map
5/11
Se você é fã de Pac-Man, vai adorar a projeção feita pelo estúdio The Darkroom Motion Graphics para a abertura do minifestival Kimberley Mapping Projections, realizado em uma propriedade privada de Norfolk, no Reino Unido. Durante o evento, que acontece todos os anos, os convidados ficam acampados por um final de semana em frente a um casarão construído em 1712. As imagens são projetadas sobre as paredes da mansão.
Em 2009, o festival tinha como logotipo um coração. O resultado da projeção mescla imagens de um templo asiático, um aquário, corações em movimento, uma acrópole grega e de Pac-man, sem contar que em determinado momento o video mapping simula a demolição da mansão.
6. Nike Store explora mapeamento digital em paredeszoom_out_map
6/11
A Nike é uma marca que explora há anos o mapeamento digital de imagens como estratégia de marketing. Na loja da rua Oscar Freire, em São Paulo, o mapeamento de projeção é feito em uma parede e uma escada especialmente desenhadas para receber as imagens. As animações customizadas são sincronizadas com a música da loja. A instalação explora áudio e vídeo para transformar a escada em um volume vivo, dando movimento aos elementos e sincronia entre as formas. O projeto foi desenvolvido pela SuperUber.
7. Estação termelétrica vira tela gigante para Super Mario Broszoom_out_map
7/11
Maior construção em tijolos da Europa, a Usina Termelétrica de Battersea fica nas margens do Tâmisa, em Londres. Desativada desde 1983, a bela construção foi o local escolhido pela Nintendo para uma projeção de lançamento do game Super Mario Galaxy 2. Neste vídeo mapping, as duas chaminés e as paredes da estação foram usadas em uma apresentação que transformou o prédio em uma verdadeira tela interativa gigante em que o jogo mais vendido da história dos videogames foi jogado, em tempo real, dando aos fãs uma pequena prévia do que estava chegando ao mercado.
8. AC/DC x Homem de Ferro 2: a cultura pop confrontadazoom_out_map
8/11
Mimos visuais são a melhor forma de gerar buzz, e a projeção interativa que colocou a banda AC/DC em confronto com o Homem de Ferro nas paredes de uma construção medieval definitivamente soube fazer isso.
O milenar castelo de Rochester é um dos fortes mais preservados do Reino Unido. Foi na fachada frontal do prédio que o uso criativo de gráficos em 3D combinado com efeitos digitais deu vida a um verdadeiro ataque aos sentidos.
A apresentação, que culminou simulando a destruição do castelo, foi financiada pela Sony para promover a trilha sonora de Homem de Ferro 2. O filme contou com 15 músicas do AC/DC.
9. YesYesNo e o playground interativo de Aucklandzoom_out_map
9/11
O coletivo de arte YesYesNo deu um show ao transformar o Terminal de Balsas de Auckland, na Nova Zelândia, em um verdadeiro playground interativo. A projeção de video mapeamento, chamada de "Night Lights", permitiu que os visitantes participassem de diversos tipos de brincadeiras que eram projetadas junto com imagens coloridas na fachada do prédio. O resultado foi uma festa de luzes guiada pelos próprios frequentadores, que tinham a sombra de suas facetas bizarras projetadas em grande escala. Os espectadores puderam interagir com o projeto em três níveis: usando o corpo inteiro, apenas as suas mãos e através de monitoramento do movimento de celulares. A sombras foram criadas e sobrepostas em uma série de seis cenários diferentes.
10. Nokia lança Ovi Maps mapeando rostos e reflexoszoom_out_map
10/11
O lançamento do Nokia Ovi Maps em abril deste ano foi promovido com uma projeção interativa no distrito Covent Garden, em Londres. O vídeo mapeamento em tempo real fazia uma leitura dos rostos e reflexos dos espectadores e projetava em animações combinadas com traços e setas sobre o prédio.
Um exemplo espetacular de arte e marketing trabalhando juntos para ativar um produto e uma marca.
A revista holandesa Revu criou uma ação extremamente curiosa para divulgar o lançamento de sua edição "Crime 100". A publicação contratou uma equipe para projetar a tentativa de fuga de um presioneiro na parede da Bijlmerbajes, uma grande prisão em Amsterdã.
Quem assiste à cena de longe pensa que realmente se trata de um prisioneiro aparecendo em uma das janelas, jogando uma corda feita de pano e descendo por ela.
A exposição da luz fez com que alarmes disparassem e luzes acendessem na penitenciária, forçando uma fuga apressada dos homens que projetavam o vídeo. Uma ação de video mapping surpreendentemente realista. Um viral perfeito.
Rebeca Andrade, maior medalhista do Brasil, também faz parte do comercial, que será divulgado durante o intervalo do Jornal Nacional nesta quinta-feira