Minhas Finanças

Um terço dos imóveis de alto padrão já são financiados

Maior parte dos interessados em imóveis de topo de mercado demonstra intenção de financiar seus imóveis, segundo levantamento de imobiliária

Rua em Moema: empreendimento de alto padrão no bairro teve 70% das unidades financiadas (Bia Parreiras)

Rua em Moema: empreendimento de alto padrão no bairro teve 70% das unidades financiadas (Bia Parreiras)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2011 às 22h03.

São Paulo – O financiamento de imóveis mais caros já não é mais raridade e vem crescendo, como mostram números da imobiliária Coelho da Fonseca, especializada em imóveis de alto padrão. Mais de um terço dos imóveis de mais de 1,5 milhão de reais comercializados pela empresa no primeiro semestre foram financiados, alta de 7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo um levantamento feito pela imobiliária, no ano passado, 80% dos compradores de imóveis novos acima de 1,5 milhão de reais demonstraram intenção de financiar as unidades. Em contrapartida, no mercado de usados, apenas 40% adquiriram crédito para compra de imóveis de alto padrão.

De acordo com Cláudio Costa, gerente de financiamento da Coelho da Fonseca, os clientes de alto poder aquisitivo optam pelo financiamento para preservar sua liquidez. Eles até dispõem dos recursos necessários para quitar o imóvel à vista, mas preferem o crédito para manter o dinheiro aplicado. Muitos inclusive investem na ampliação de seus negócios.

Os clientes de alta renda da Coelho da Fonseca financiam em média 60% do valor do imóvel, e costumam comprometer cerca de 30% da renda. A faixa etária desses mutuários é de 25 a 45 anos e, na imobiliária, a média de idade de quem adquire os financiamentos é de 40 anos.

Os valores financiados podem ser bastante altos. Segundo Cláudio Costa, é relativamente comum ver clientes simulando financiamento para compra de imóveis acima de 2 milhões de reais. Mas no ano passado um empreendimento no bairro paulistano de Moema teve 70% de suas unidades vendidas por cerca de 4,5 milhões de reais, e todos os compradores indicaram que optariam pelo financiamento após a entrega das chaves.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasfinanciamentos-pessoaisImóveisLuxo

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.798; prêmio é de R$ 13,2 milhões

Quando cai a primeira parcela do décimo terceiro salário em 2024?

Dia 20 é feriado nacional; muda algo no depósito do décimo terceiro ou na hora de sacar?

Contribuintes podem atualizar valor de imóveis com imposto reduzido até dezembro