Invest

Succession e Girlboss: aprenda sobre educação financeira com séries da Netflix e HBO Max

Conheça títulos que tratam sobre negócios, empreendedorismo e investimentos nos streamings

Logo de streamings (Beata Zawrzel/NurPhoto/Getty Images)

Logo de streamings (Beata Zawrzel/NurPhoto/Getty Images)

Controlar os gastos ainda é tarefa complicada porque muitos não sabem por onde começar. De acordo com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), 39% dos brasileiros buscaram diminuir seus gastos de consumo básico ou despesas extras em 2021. Mas existem muitos detalhes para aprender e facilitar a administração dos próprios recursos.

"É possivel aprender a poupar, usar o cartão de crédito com consciência e até mesmo saber quando é o momento de solicitar um empréstimo ou fazer investimentos. Aos poucos, o planejamento e o controle do dinheiro se tornam um hábito saudável", pondera Thaíne Clemente, executiva de estratégias e operações da Simplic, fintech de crédito pessoal.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia

Porém, aprender de forma lúdica pode ser muito mais eficaz para alguns. Pensando nisso, Clemente separou algumas indicações de séries da Netflix e HBO Max para quem quer entender mais sobre planejamento financeiro:

Billions

Elenco de Billions

A série de cinco temporadas conta a história de um bilionário que é dono de uma empresa de investimentos. No drama, o personagem interpretado por Damian Lewis tem suas movimentações financeiras investigadas por um promotor de Nova Iorque. Dentre muitos assuntos tratados na série como a relação de poder e política, os episódios trazem insights sobre o mercado financeiro.

Disponível em: Netflix

Girlboss

Série Girlboss da Netflix

Série Girlboss da Netflix (Netflix/Divulgação)

Com um tom bastante otimista e colorido, a série lançada em 2017 acompanha uma personagem chamada Sophia (interpretada por Britt Robertson) que encara dívidas e abre um negócio online para tentar dar a volta por cima. A série ensina sobre amadurecimento, gerenciamento de negócios e empreendedorismo.

Disponível em: Netflix

Desserviço ao consumidor

Logo da série Desserviço ao Consumidor da Netflix

Cosméticos, cigarros eletrônicos, móveis sustentáveis e embalagens recicláveis. O que você faria se soubesse que as propagandas sobre o que consome são enganosas? A minissérie em forma de documentário mostra o impacto do marketing na vida dos consumidores.

Disponível em: Netflix

Succession

Elenco de Succession do HBO Max

A comédia ácida e dramática acompanha a família do bilionário e patriarca Logan Roy, que é detentora de um veículo midiático. Na série, são retratadas questões como conflitos geracionais e de poder, negócios em família e ética. A série já está na sua 3ª temporada.

Disponível em: HBO Max

Acompanhe tudo sobre:ConsumoHBONetflixPan-Economizarrenda-pessoalSéries

Mais de Invest

Nvidia: mercado espera lucro 411% maior em resultado do 1º trimestre

Desenrola chega ao fim com queda de 8,7% na inadimplência entre a população mais vulnerável

IR 2024: Receita Federal libera maior lote da história nesta quinta-feira; veja quem recebe

Yduqs (YDUQ3) dispara 10% após divulgar projeções de crescimento em encontro com investidores

Mais na Exame