Minhas Finanças

Quem são os investidores que estão animados com a bolsa

Pesquisa da corretora Rico mostra o perfil dos investidores que resolveram começar a investir na bolsa neste ano, no auge da crise


	Animação: Investidores que entraram na bolsa neste ano investem 5 mil reais em média
 (Thinkstock/gmast3r)

Animação: Investidores que entraram na bolsa neste ano investem 5 mil reais em média (Thinkstock/gmast3r)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2015 às 14h43.

São Paulo - O Ibovespa, principal termômetro da bolsa brasileira, já acumula uma queda de 6,83% em 2015 (até o fechamento do dia 21/09), mas a maré baixa da Bovespa não tem abalado o apetite de todos os investidores.

Para mostrar o perfil da parcela de investidores que tem enxergado oportunidades na bolsa, mesmo com a crise a todo vapor, a Rico, segunda maior corretora independente do país, com 120 mil clientes pessoas físicas, realizou uma pesquisa com 3 mil pessoas que abriram conta na corretora neste ano com o objetivo de investir na bolsa.

De acordo com o levantamento, 89% dos investidores são homens e metade deles tem entre 25 e 35 anos de idade. 

O tíquete médio de investimento é de 5 mil reais e 44% têm renda mensal entre três e dez salários mínimos.

Monica Saccarelli, sócia-diretora da Rico, afirma que são investidores que estão começando a ter uma folga no orçamento e querem aprender sobre a dinâmica do mercado de ações.

Ela acrescenta que, apesar do cenário de crise, os entrevistados acreditam que existem oportunidades na Bovespa e buscam diversificar suas aplicações para ter retornos consistentes no longo prazo.

A pesquisa mostra ainda que, além de investir na bolsa, 84% dos entrevistados aplicam também em LCI, LCA ou CDB; 26% têm títulos públicos, negociados pela plataforma online Tesouro Direto; e 2% investem em fundos. 

A maioria dos investidores mora na região Sudeste do país, sendo que 35% estão no estado de São Paulo, 13% no Rio de Janeiro e 9% em Minas Gerais. Outro estado que aparece em destaque é o Paraná, onde vivem 7% dos clientes entrevistados. 

Ainda que a Rico tenha recebido 3 mil novos investidores interessados na bolsa neste ano, dados da BM&FBovespa mostram que o número de CPFs cadastrados na Bovespa foi reduzido em 8 mil de dezembro do ano passado até agosto de 2015.

Os perfis dos investidores da Rico e da bolsa no geral também não coincidem: na Bovespa, 75% dos investidores são homens, ante 89% dos novos clientes da Rico; e enquanto na bolsa mais de 65% das pessoas físicas têm mais de 55 anos, entre os novos clientes da Rico, as faixas etárias mais baixas predominam.

Conheça a história do garoto de apenas dez anos que já investe na bolsa como gente grande.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasGuia de Açõesrenda-variavelservicos-financeiros

Mais de Minhas Finanças

PIS/Pasep 2024 pode ser sacado até sexta-feira; veja quem tem direito

Mega da Virada: a um mês do sorteio, saiba como apostar e concorrer ao maior prêmio da loteria

Receita Federal libera consulta ao último lote residual de restituição do IRPF em 2024

Pix bate novo recorde com 252,1 milhões de transações em um único dia