Minhas Finanças

Pesquisa revela melhor dia e hora para comprar passagens aéreas

O estudo analisou 13,2 bilhões de preços de voos que fazem parte das 100 rotas mais populares

Passagens: antes de comprar a passagem, a regra é planejamento (conejota/Thinkstock)

Passagens: antes de comprar a passagem, a regra é planejamento (conejota/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2016 às 16h49.

Última atualização em 29 de novembro de 2016 às 18h40.

As passagens aéreas costumam representar um dos maiores gastos em uma viagem, inclusive para destinos internacionais ou muito procurados. Mas, existem alguns truques para economizar nesta etapa.

Uma pesquisa do site de viagens momondo revelou que o dia em que você reserva o tíquete e até o dia da semana e o horário que escolhe para viajar influenciam no preço. O estudo analisou 13,2 bilhões de preços de voos que fazem parte das 100 rotas mais populares no site.

Antes de comprar a passagem, a regra é planejamento. Isso porque, segundo o levantamento, a tarifa mais barata pode ser encontrada 56 dias antes do embarque. Se você adquirir o tíquete dentro deste prazo, você pode economizar 28%.

Além de planejar a viagem com antecedência, o dia da semana que escolhe viajar e o horário do voo também são importantes. A terça-feira, por exemplo, é o dia mais barato para viajar, enquanto sábado é o mais caro.

"A diferença de gasto entre esses dois dias é de 11%. Mas as tarifas mais caras são as de voos adquiridos no dia do embarque”, afirma Pedro Correia, responsável pela operação da momondo no Brasil.

Em relação ao horário, prefira sempre o período da noite, a partir das 18 horas. Os voos de manhã também tendem a ser mais caros.

Segundo Correia, a pesquisa mostra uma mudança nos dias ideais para se conseguir um desconto nas passagens aéreas. Nas edições anteriores da pesquisa, a melhor data para reservar os voos era com 53 dias de antecedência, enquanto agora, são 56.

“Isso significa que, agora, para conseguir melhores ofertas, consumidores devem planejar suas viagens com maior antecedência do que no passado. Sabemos que um em cada quatro brasileiros considera importante poupar dinheiro com passagens aéreas. E é possível gastar menos. Para isso, é fundamental planejar e pesquisar”, acrescenta.

Ferramentas que facilitam a busca

Algumas ferramentas disponíveis em sites de viagens podem facilitar -- e muito -- sua busca por economia. A momondo, por exemplo, tem a Flight Insight, que mostra o melhor dia da semana, horário de partida e temporada ideal para o roteiro de sua viagem.

Outro site de passagens aéreas, o Kayak, tem uma ferramenta que alerta o consumidor sobre a variação de preços das passagens e mostra o melhor momento para adquiri-las com desconto.

O Google Flights, ferramenta do Google, tem um vasto banco de dados e mostra os diferentes preços das passagens aéreas de acordo com o dia da semana e o mês.

Acompanhe tudo sobre:companhias-aereaspassagens-aereasViagens

Mais de Minhas Finanças

Bolsa Família 2025: governo divulga calendário para o próximo ano; veja as datas

Novos negócios e viagens: os gastos de quem ganha mais de US$ 100 mil por ano

Procon abre novo procedimento de fiscalização contra a Enel por falta de energia em SP

Veja como fazer bolão da Mega da Virada 2024