Minhas Finanças

Onde investir para um prazo inferior a um ano?

Internauta tem 32 mil reais para investir, mas vai precisar do dinheiro em oito meses


	Com alguns milhares de reais já dá para investir em um fundo interessante
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Com alguns milhares de reais já dá para investir em um fundo interessante (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de março de 2013 às 12h00.

Dúvida do internauta: Tenho 32 mil reais e gostaria de aplicar esse valor para um prazo de oito meses, pois após esse período, talvez precise do dinheiro. Qual o investimento mais indicado, com baixo risco?

Resposta de Fabiano Pessanha*:

O sonho de todo investidor é maximizar o retorno dos seus investimentos, para o menor nível possível de risco. E um dos indicadores mais interessantes para analisar e comparar um fundo de investimento é o Índice de Sharpe.

Esse índice é um dos mais utilizados na avaliação de fundos por expressar a relação retorno/risco, informando se o fundo oferece rentabilidade compatível com o risco a que expõe o investidor. Quanto maior o “Sharpe” do fundo, desde que positivo, melhor a sua classificação, desde que sejam avaliados no mesmo período.

Além de constar nas lâminas dos fundos de investimento, facilitando a comparação entre fundos de mesma categoria, este índice está presente também em diversos rankings de jornais e revistas especializadas. Cabe ao investidor escolher o melhor fundo que se adeque à sua realidade.

Com o patrimônio disponível de 32 mil reais e prazo de investimento relativamente curto (oito meses), período em que você poderá ter a necessidade de liquidez, podemos tomar como um boa alternativa alocar em fundos de renda fixa Crédito Privado ou Referenciado DI, com taxas de administração de até 1% ao ano. Como você investirá por um período superior a 180 dias, sua alíquota de imposto de renda terá reduzido dos 22,5% iniciais para 20%.

De forma complementar à aplicação em renda fixa sugiro analisar também um fundo multimercado com baixa volatilidade de um gestor especializado e histórico consistente de resultados.

Para identificar qual é a sua carteira ótima, com o percentual ideal em cada tipo de ativo, entre em contato com seu consultor financeiro e solicite que seja feito três passos antes de investir:

1. Identifique qual é o seu perfil de investidor por meio do questionário Suitability;
2. Analise as oportunidades presentes em seu investimento atual e suas possíveis restrições orçamentárias no período;
3. Identifique e implemente a melhor estratégia para elaborar seu plano financeiro.

*Fabiano Pessanha é gerente comercial da Geração Futuro Corretora de Valores e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF).

Perguntas, críticas e observações em relação a esta resposta? Deixe um comentário abaixo!

Envie suas dúvidas sobre planejamento financeiro e investimentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasFundos de investimentoFundos DIfundos-de-renda-fixaImigração

Mais de Minhas Finanças

Novos negócios e viagens: os gastos de quem ganha mais de US$ 100 mil por ano

Procon abre novo procedimento de fiscalização contra a Enel por falta de energia em SP

Veja como fazer bolão da Mega da Virada 2024

PIS 2025: quem trabalhou em 2024 tem direito ao abono salarial no próximo ano?