Minhas Finanças

Fed eleva juros americanos para 2,5% ao ano

O aumento foi o sexto consecutivo, desde que o banco central americano iniciou o ajuste das taxas em junho do ano passado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O Federal Reserve (Fed) elevou, nesta quarta-feira (2/2), em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros dos Estados Unidos, que passou para 2,5% ao ano. Este é o sexto aumento consecutivo promovido pelo banco central americano, desde o início da política de ajuste gradual das taxas, em junho do ano passado.

Segundo o jornal britânico Financial Times, as justificativas dadas pelo Fed para o novo aumento são praticamente as mesmas da última reunião, realizada em dezembro. Em uma nota distribuída à imprensa, a autoridade monetária americana afirma que seu objetivo continua sendo a acomodação da taxa de inflação dos Estados Unidos, que, "vinculada a um robusto aumento da produtividade, está trazendo um progressivo apoio à atividade econômica".

A nota cita, ainda, que o Fed continua atento aos possíveis riscos à estabilidade de preços e ao crescimento sustentado dos Estados Unidos. Por isso, embora reafirme seu compromisso com uma política de ajustes graduais dos juros, o Fed alertou o mercado de que "responderá às mudanças no cenário econômica de modo a cumprir sua obrigação de manter os preços estáveis".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Quanto eu teria hoje se tivesse investido em Embraer no começo do ano?

Quanto eu teria hoje se tivesse investido na Cogna no começo do ano?

Quanto eu teria hoje se tivesse investido R$ 1 mil na bolsa no começo do ano?

Mega Sena 2.963: ninguém acerta e prêmio acumula para R$ 63 milhões