Minhas Finanças

Devo resgatar um fundo de previdência?

Internauta não usa o benefício tributário concedido pelos planos PGBL e gostaria de saber para onde seria mais vantajoso levar o dinheiro

Previdência: fundos de previdência privada são indicados somente para quem vai usar os benefícios tributários

Previdência: fundos de previdência privada são indicados somente para quem vai usar os benefícios tributários

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2012 às 16h27.

Pergunta do internauta: Minha esposa possui um plano de previdência privada PGBL que foi contratado por seu pai na década de 90. Ela nunca usou o benefício do desconto no IR, e acreditamos que também não usaremos pois somos profissionais liberais e fazemos a declaração simplificada do imposto. É melhor manter esse plano ou resgatar o saldo e contratar um VGBL? Pelo tempo decorrido, o IR agora é de 10%. (Renato Zanatto)

Resposta de Fernando Meibak*

Caro Renato,

Os produtos de previdência têm um benefício tributário para pessoas que declaram no modelo completo de Imposto de Renda, uma redução de imposto a pagar, no ano do investimento. Esse benefício é limitado.

Por outro lado, os custos de taxa de administração em geral são muito elevados nesses produtos. Tudo indica que você deve ter um custo alto nesse produto. Se a taxa for acima de 1% ao ano, não vejo sentido em permanecer no plano.

É melhor sacar os recursos e investir no longo prazo, via instrumentos mais eficientes. Indico pesquisar o tema Tesouro Direto, a melhor maneira de investir recursos em títulos públicos e renda fixa porque os custos são baixos.

*Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e do HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Envie suas dúvidas financeiras para seudinheiro_exame@abril.com.br 

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasTesouro DiretoPlanos de previdênciaVGBLPrevidência SocialFundos de previdênciaPGBL

Mais de Minhas Finanças

Depois de um ano intenso de compras, ainda cabe um presente de Natal?

Os EUA têm uma regra para guardar dinheiro — mas funciona no Brasil?

Mega-Sena acumula e prêmio da Virada chega a R$ 1 bilhão; saiba como apostar

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 62 milhões neste sábado