Os fundadores da Market Makers: Thiago Salomão e Renato Santiago (Market Makers / Divulgação)
Repórter de Invest
Publicado em 25 de outubro de 2023 às 15h34.
Última atualização em 25 de outubro de 2023 às 16h58.
O misto entre paixão e ceticismo pelo universo financeiro foram os ingredientes para unir Thiago Salomão e Renato Santiago na criação do Market Makers. Agora, o canal dá um passo além do universo online e lança nesta quarta, 25, o seu primeiro livro: Sem medo de investir em ações, que promete mudar concepções equivocadas sobre o mercado de ações e mostrar que todos podem entrar (e multiplicar o dinheiro) no mundo dos investimentos.
À EXAME Invest, Salomão lembra que a busca por conteúdos educativos é uma constante entre os investidores, dos iniciantes aos mais experientes. Por isso, ao longo de aproximadamente quatro anos conversando com gestores em podcasts — que inclui não apenas o Market Makers, mas o também o Stock Pickers, do qual também é cofundador —, o conteúdo para uma publicação mais detalhada e explicativa estava em mãos, faltava apenas colocar no papel.
“Ao longo desses anos conversamos com muitas pessoas que são experts e mais vividas no assunto. Nessas entrevistas, fizemos muitas perguntas sobre ações e formas de lidar com o investimento e, agora, pegamos esse aprendizado e colocamos de forma prática no livro. Por exemplo, explicamos determinado fato baseado em uma analogia feita por algum gestor, e esse tipo de explicação não costuma estar em um livro comum de finanças”, aponta.
Enquanto isso, Santiago reforça que a ideia do livro vai um pouco além de ensinar de maneira mais didática e menos técnica o mundo dos investimentos. Mas também corrigir concepções equivocadas que permeiam o ecossistema. “Quando você trabalha com esse tipo de conteúdo, de ações e investimentos, percebe que há muitos conceitos errados. Muitos dizem que o mercado é ‘coisa de rico’ ou até ‘cassino’. Na verdade, o mercado é para todos, até para quem começa investindo R$ 100”, diz.
Com o subtítulo um manual para multiplicar o seu dinheiro na bolsa de valores, é difícil não perguntar à dupla se o momento atual ainda é propício para a renda variável. Isso porque, o Ibovespa — e os principais índices internacionais — passam por um momento de aversão ao risco.
Salomão reconhece que o cenário dos investimentos teve uma piora nos últimos dois meses, porém há uma filosofia da qual os fundadores da Market Makers não abrem mão. “Se você prestar atenção nos grandes investidores do mercado, nomes como Warren Buffet e Luiz Alves Paes de Barros, essa turma costuma comprar quando todos estão com medo e vendem quando todo mundo está alegre então. Neste momento, se todos estivessem falando que é hora de ir para bolsa, igual vimos no final de 2019 e começo de 2020, eu diria para ficar preocupado.”
Ele continua, lembrando que os fundos de ações passam por um maior momento de resgate nos últimos 15 meses, fato que tem tornado a renda fixa. “É mais confortável em procurar boas oportunidades de investimento na bolsa, mesmo que aplicando pouco dinheiro. Porque agora, nesse momento, é hora de você comprar porque está barato e conseguir montar uma carteira de longo prazo pagando por isso”, diz.
Já Santiago lança mão de uma metáfora que aprendeu ao longo dos últimos anos trabalhados nos podcasts de finanças. “Não lembro quem foi o gestor que falou isso, mas ele disse que a bolsa funciona de maneira contrária a um shopping. Se você vai no shopping quando tem ofertas e grandes promoções, as pessoas querem comprar. Na bolsa é o contrário: quando os preços estão caindo, as pessoas não querem comprar; alguns investidores preferem comprar caro.” Segundo o jornalista, quem ler o livro entenderá de maneira mais prática como essa engrenagem funciona.