Minhas Finanças

CPFL, Cesp e Cemig ganham mais com corte na Selic, diz corretora

Para analista do Santander, juro menor vai reduzir o peso da dívida nas empresas mais alavancadas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Em sua última reunião nesta semana, o Copom (Comitê de Política Monetária) optou por cortar a taxa básica de juro brasileira em 1,5 ponto percentual para conter o desaquecimento econômico. Para analistas, com o forte desaquecimento da economia, ainda há espaço de sobra para o BC continuar a cortar a Selic.

Esse movimento vai beneficiar as empresas do setor de energia, em especial a CPFL, a Cesp e a Cemig, segundo análise da corretora Santander - que trabalha de forma independente do banco.

"Acreditamos que companhias do setor de serviços públicos com alta alavancagem e/ou maior porcentagem da dívida indexada ao CDI devem ser as principais favorecidas", afirmou a corretora.

As empresas que possuem uma maior exposição de sua dívida às taxas de CDI se beneficiariam com o ciclo de redução da Selic esperado ao longo do ano, já que isso resultaria em gastos financeiros menores para as companhias.

André Gaeta, analista da corretora Santander, acredita que, com a redução dos juros, os encargos financeiros terão menor impacto sobre o caixa das empresas.

Além disso, as companhias do setor que reajustam seus preços principalmente de acordo com a variação do IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) também podem se favorecer com os cortes nos juros, com destaque para a AES Tietê.

"Levando em consideração composição da dívida e alavancagem, destacaríamos CPFL, Cesp e Cemig como as empresas de serviço mais prováveis para se beneficiarem com o atual ciclo de flexibilização monetária", afirmou a corretora.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2757: ninguém acerta as seis dezenas

Como os seguros entram no jogo? Cobertura nas Olimpíadas 2024 vai de lesões até desastre climático

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2757; prêmio acumulado é de R$ 7,1 milhões

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2756; prêmio acumulado é de R$ 2,8 milhões

Mais na Exame