Minhas Finanças

Como excluir dependentes do Imposto de Renda?

Internauta era incluída como dependente no Imposto de Renda do seu marido e pergunta como pode ser retirada da declaração do cônjuge.

Casal analisa documentos: Internauta pergunta como pode ser excluída como dependente na declaração de seu cônjuge. (gpointstudio/Thinkstock)

Casal analisa documentos: Internauta pergunta como pode ser excluída como dependente na declaração de seu cônjuge. (gpointstudio/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2015 às 07h36.

Última atualização em 10 de março de 2021 às 17h36.

Dúvida da internauta: Sempre fui incluída como dependente no Imposto de Renda do meu marido. O que ele deve fazer para me excluir da sua declaração? 

Resposta de Rodrigo Paixão*

A inclusão de dependentes na declaração de Imposto de Renda permite ao contribuinte deduzir várias despesas, como mensalidades escolares, gastos com planos de saúde e despesas médicas e, dessa forma, pagar menos impostos ou receber uma restituição maior.

Neste conteúdo você descobre tudo sobre declaração de dependentes. Agora é hora de descobrir como declarar investimentos no Imposto de Renda com uma série gratuita de vídeos.

Entretanto, nem sempre os dependentes representam um benefício na declaração de ajuste anual. Como a inclusão de um dependente na declaração é opcional, e você pode apresentar a sua própria declaração, recomendo simular qual é a melhor opção: ser incluída como dependente na declaração do seu marido ou cada um apresentar a própria declaração.

Veja a matéria completa sobre quando vale a pena incluir dependentes no Imposto de Renda

Caso optem por não incluí-la mais como dependente no Imposto de Renda do seu marido, basta que ele deixe de inserir seus dados pessoais na ficha “Dependentes”.

Além disso, todos os seus bens e direitos, pagamentos, rendimentos e dívidas deverão ser excluídos da declaração do seu cônjuge. Caso você esteja obrigada a declarar o Imposto de Renda, deverá enviar sua própria declaração à Receita Federal e incluir essas informações.

Lembre-se que cônjuges que apresentam declarações de Imposto de Renda separadamente devem optar por reportar todos os bens comuns em apenas uma declaração se forem casados em regime de comunhão total ou parcial de bens ou o relacionamento seja caracterizado como união estável.

*Rodrigo Paixão é sócio na Atlas Tax Consulting, empresa especializada em assessoria e consultoria jurídica, fiscal e tributária.

Envie outras perguntas sobre imposto de Renda para seudinheiro_exame@abril.com.br. As perguntas selecionadas serão respondidas por especialistas.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de Imposto de RendaImposto de Renda 2020ImpostosLeãorenda-pessoal

Mais de Minhas Finanças

Abono salarial 2024: hoje é o último dia para sacar o PIS/Pasep; veja quem tem direito

IPVA 2025: RJ libera tabela de valores-base para veículos; veja calendário de pagamento

Bolinhas mais leves e identidade dos ganhadores: Caixa desmente os mitos da Mega da Virada