Imposto de Renda 2018 (Rodrigo Sanches/Site Exame)
Anderson Figo
Publicado em 4 de março de 2018 às 07h00.
Última atualização em 4 de março de 2018 às 07h00.
Pergunta da leitora: Meu marido recebeu precatórios em 2017, de ação judicial da mãe dele já falecida. Onde colocar os recursos recebidos na declaração do Imposto de Renda 2018?
Resposta de Valdir Amorim*:
Considerando que o recebimento do precatório foi recebido mediante autorização de ação judicial, informar o valor recebido, como herança, na linha 14 – Transferências Patrimoniais (doações e heranças), da ficha “Rendimentos Isentos e Não-Tributáveis”, indicando como fonte pagadora o nome e o CPF do espólio (da pessoa que faleceu).
*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário da IOB da Sage, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.
O site EXAME vai responder diariamente, entre 1º de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.