Apenas duas montadoras, de volume médio de vendas, viram valorização nos preços em setembro
Da Redação
Publicado em 27 de outubro de 2010 às 11h08.
São Paulo - Quem ainda não pode comprometer o orçamento com a compra de um carro novo está com sorte. Os preços dos veículos usados vêm caindo há 24 meses e, no ano (de janeiro a setembro), acumulam queda de 4,98%. De acordo com o balanço Autoinforme/Molicar de setembro, a queda do preço médio no último mês foi de 0,36%, menor, no entanto, do que a queda em agosto, que foi de 0,92%.
Segundo o balanço, as facilidades para a compra de carros novos atualmente têm reduzido o volume de vendas dos usados. As quedas que puxaram os preços para baixo em setembro foram a dos importados (-0,48%) e a dos carros da GM (-0,58%). As montadoras que tiveram queda nos preços acima da média foram a Nissan (-0,57%), Mercedes-Benz (-0,68%), Audi (-0,81), Mitsubishi (-0,83%), Renault (-0,95) e Citroën (-1,88%).
Com exceção da GM, três das quatro grandes tiveram queda menor que a média. Os preços dos usados da Ford caíram apenas 0,13%, enquanto que a queda foi de 0,15% para os veículos da Volkswagen e 0,25% para os da Fiat. Os usados da Peugeot tiveram queda próxima à média, de 0,32%.
Entre as montadoras com volume mais significativo de vendas de carros de passeio, apenas Honda e Toyota viram valorização nos preços em setembro, de 0,52% e 0,19% respectivamente.
Quem quiser aproveitar os bons preços, no entanto, deve tomar cuidados especiais na hora de comprar um usado. Veja dez dicas para comprar um carro usado e não se arrepender.