Casa própria: evento reúne condições especiais tanto para investidores do ramo imobiliário e clientes do banco (Cronislaw/Thinkstock)
Marília Almeida
Publicado em 24 de janeiro de 2018 às 17h00.
Última atualização em 26 de janeiro de 2018 às 16h52.
A Caixa realiza até sexta-feira (26) a 1ª Semana de Imóveis Próprios. O evento acontece em 16 estados e vai vender cerca de 16 mil imóveis usados, entre casas, apartamentos, salas comerciais e terrenos, com desconto médio de 30%, que pode chegar a 70%.
Um exemplo é o de uma casa em Nova Iguaçu (RJ). O imóvel foi avaliado por 81 mil reais, mas o valor de venda caiu para 24,3 mil reais. Já um apartamento em Porto Alegre (RS), cujo valor de avaliação é de 99,5 mil reais, está sendo vendido por 29,8 mil reais.
Os imóveis podem ser consultados pelo site ou diretamente nas agências do banco em todo Brasil. São 10,3 mil casas, 4 mil apartamentos, 350 salas comerciais e 1,6 mil terrenos com preços abaixo do valor de mercado, segundo informações do próprio banco.
O evento reúne condições especiais tanto para investidores do ramo imobiliário e clientes do banco.
Os imóveis podem ser adquiridos de quatro formas: leilão, licitação fechada, licitação aberta ou venda direta. Todas as unidades já possuem garantia da documentação regular e contas de condomínio e IPTU quitadas até a data da compra.
Assim que os imóveis são devolvidos à Caixa, como previsto em lei pela garantia de alienação fiduciária, são realizados até dois leilões. O primeiro leilão é realizado 30 dias após a devolução do imóvel. Caso o imóvel não receba lance no primeiro leilão, após 15 dias é realizado o segundo leilão.
Se o imóvel não for vendido no primeiro e segundo leilão, ele é oferecido nas outras três modalidades de venda.
Nessa semana, a Caixa oferece também o financiamento dos imóveis, com a alternativa de utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), conforme as regras do fundo.
Veja o que é necessário para adquirir imóveis em cada modalidade: