Minhas Finanças

Bilionário britânico compra 7% do banco Bear Stearns

Instituição foi uma das responsáveis por deflagrar a crise financeira que sacode o mundo atualmente

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O bilionário britânico Joseph Lewis tornou-se o maior acionista individual do banco de investimentos Bear Stearns, ao comprar 6,97% de suas ações em operações realizadas entre julho e setembro deste ano. No total, Lewis adquiriu 8,096 milhões de papéis, pelos quais pagou 860,4 milhões de dólares. O Bear Stearns foi um dos responsáveis por detonar a crise financeira que abala o mundo, ao ver dois de seus fundos de hedge falirem, arrastados pelos problemas com o mercado americano de hipotecas de segunda linha - o chamado subprime.

A crise derrubou, no mês passado, Warren Spector, co-presidente do Bear Stearns e responsável por todas as operações no mercado de capitais. O executivo era apontado como provável sucessor de Jimmy Cayne, presidente do conselho de administração e da diretoria.

De acordo com o britânico Financial Times, Lewis aproveitou-se da forte queda na cotação das ações do banco, desde julho, pressionadas pela crise do subprime. O último lote de ações foi adquirido pelo bilionário na sexta-feira (7/9). As operações foram intermediadas por cinco de suas empresas. Para se ter uma idéia, na manhã desta segunda-feira (10/9), as ações da instituição apresentaram alta de 3% na Bolsa de Nova York, após a divulgação do negócio. Os papéis eram cotados a 108,57 dólares. Apesar da alta, o valor ainda é 36% menor que os 172,61 dólares pelos quais eram negociados em janeiro, quando atingiram o pico das últimas 52 semanas.

Lewis, que hoje mora nas Bahamas, fez sua fortuna no mercado de câmbio. Por meio de seu grupo, o Tavistock, mantém investimentos em diversas partes do mundo. Entre seus negócios, consta o time de futebol inglês Tottenham Hotspur. Em 1999, vendeu 29% do capital da casa de leilões Christie';s ao francês François Pinault.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Quanto eu teria hoje se tivesse investido em Embraer no começo do ano?

Quanto eu teria hoje se tivesse investido na Cogna no começo do ano?

Quanto eu teria hoje se tivesse investido R$ 1 mil na bolsa no começo do ano?

Mega Sena 2.963: ninguém acerta e prêmio acumula para R$ 63 milhões