Minhas Finanças

Banco Central anuncia primeira captação em euros do governo Lula

Governo quer aproveitar o bom momento da economia e captar 500 milhões de euros

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O Banco Central (BC) anunciou, nesta quarta-feira (8/9), a contratação dos bancos Dresdner Kleinwort Wasserstein e UBS Investment Bank para liderarem uma emissão de bônus brasileiros em euros no mercado mundial a primeiro do governo Lula. Segundo o mercado, o governo pretende captar 500 milhões de euros por meio de títulos com prazo de vencimento de oito anos (2012) e taxa de juros de 8,75% ao ano.

O BC planeja captar um total de 4 bilhões de dólares por meio de emissões de títulos neste ano, dos quais 3 bilhões já foram obtidos. Para os investidores, o momento é favorável para uma nova emissão, já que as taxas de risco do Brasil estão baixas. Nesta quarta, por exemplo, o risco-país abriu em 490 pontos. "Além disso, o mercado europeu é sempre mais receptivo aos papéis brasileiros", afirma economista de um banco brasileiro (leia também reportagem da revista EXAME sobre como o primeiro escalão do governo relaciona-se com investidores estrangeiros para obter novos recursos para o país).

O governo ainda não anunciou o quanto pretende captar no próximo ano. Segundo relatório do departamento de economia do ABN Amro Real, em 2005, vencerão cerca de 4,4 bilhões de dólares em títulos brasileiros no exterior. Por isso, o banco estima que o programa de captação deverá ser semelhante ao realizado neste ano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2757: ninguém acerta as seis dezenas

Como os seguros entram no jogo? Cobertura nas Olimpíadas 2024 vai de lesões até desastre climático

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2757; prêmio acumulado é de R$ 7,1 milhões

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2756; prêmio acumulado é de R$ 2,8 milhões

Mais na Exame