São Paulo – O dólar baixo tem servido com fator de impulso que leva brasileiros aos Estados Unidos com apenas um objetivo: compras. Cada vez mais, brasileiros viajam para os Estados Unidos em busca de produtos que custam uma bagatela por lá, mas que desembarcam no Brasil valendo pequenas fortunas, como é o caso de produtos eletroeletrônicos. (
Confira aqui alguns produtos que custam menos nos EUA).
Quando se converte o preço de um produto vendido nos Estados Unidos e se compara ao valor cobrado pelo mesmo item no Brasil, é impossível não notar como a carga tributária impacta diretamente no bolso do consumidor final.
O mesmo processo acontece quando se fala em carros. Segundo números da ANFAVEA (Associação Brasileira dos Fabricantes de Veículos Automotores), carros importados (de fora da zona do Mercosul e México) tem de carregar o peso de uma alíquota de 35% de imposto de importação sobre seu valor no minuto que chega à alfândega. Depois, o produto ainda é alvo dos impostos sobre o consumo, como IPI, ICMS, PIS e Cofins e que acabam por representar entre 25 e 36% do preço final do carro.
Pena que não é possível embalar um carro de luxo e trazê-lo para o Brasil, pois os preços na terra do Tio Sam são realmente convidativos. Um exemplo é a SUV da alemã BMW, a X6 xDrive50i.
A máquina de 407 cavalos de potência custa a partir de 69.500 dólares nos Estados Unidos, segundo informações da BMW. Já no Brasil, o mesmo chega a valer a partir de 400.450 reais. Veja nas próximas páginas outros carros considerados de luxo no em solo nacional e que custam muito menos nos Estados Unidos: