VTEX protocola primeiros documentos para abrir capital nos EUA
Avaliada em 1,7 bilhão de dólares, empresa de plataformas para comércio eletrônico pretende realizar IPO na NYSE
Thiago Lavado
Publicado em 25 de junho de 2021 às 18h14.
Última atualização em 25 de junho de 2021 às 18h15.
A VTEX , empresa brasileira provedora de software para e-commerce , anunciou nesta sexta-feira, 25, que está dando início ao protocolo para abrir capital em Nova York.
A empresa protocolou a declaração F-1 para um IPO de ações ordinárias de Classe A na NYSE. O número de ações oferecidas e a precificação ainda não foram definidas. Os bancos J.P Morgan, Goldman Sachs e Bank of America Securities são os principais gestores da proposta.
No ano passado, a empresa, fundada em 1999, se tornou um unicórnio — nome dado às startups que valem mais de 1 bilhão de dólares. O feito foi alcançado após uma rodada de captação série D liderada pelo fundo Tiger Global com participação da Lone Pine Capital.
O aporte recebido foi de 225 milhões de dólares, cerca de 1,25 bilhão de reais, o que avaliou a empresa em 1,7 bilhão de dólares.
À época, a VTEX afirmou que iria utilizar o capital parafazer aquisições, contratar mais funcionários e acelerar o crescimento nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
Em novembro de 2019, a empresahavia recebido um investimento de 580 milhões de reais dos fundos SoftBank, Gávea e Constellation Asset Management.
A VTEX cresceu muito durante a pandemia, com o boom visto nas compras online por diversas marcas que utilizam suas soluções, como Sony, AB InBev, Walmart, Cobasi, Coca-Cola e C&A. Em maio e junho de 2020, as vendas online pela plataforma subiram mais de 100% em relação ao ano anterior.
Atualmente, a VTEX tem mais de 2.000 clientes com 2.500 lojas online em 32 países.