Mercados

Vale propõe R$ 25 por ação para tirar unidade de fertilizantes da bolsa

Valor representa um prêmio de 41% sobre a média dos últimos 20 pregões

O valor total da operação deve ficar em 2,22 bilhões de reais (Divulgação)

O valor total da operação deve ficar em 2,22 bilhões de reais (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2011 às 18h51.

São Paulo – A Vale (VALE3; VALE5) anunciou hoje que pretende adquirir até 100% das ações da subsidiária Vale Fertilizantes (FFTL3; FFTL4) em circulação do mercado e fechar o capital da empresa, revela comunicado enviado ao mercado nesta quarta-feira (22). A mineradora disse ainda que não irá listar a empresa em bolsa de valores após a operação.

A empresa pretende pagar 25 reais por ação ordinária e preferencial, o que representa um prêmio de 41% sobre o preço médio das ações preferenciais negociadas nos últimos 20 pregões. Os papéis preferenciais terminaram a sessão de hoje a 18,90 e os ordinários, que possuem baixa liquidez, a 23,50 reais.

O valor total da operação deve ficar em 2,22 bilhões de reais. A proposta da Oferta Pública de Aquisição (OPA) ainda precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração em reunião a ser realizada em 30 de junho, quando será feito o pedido de registro da oferta na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Em nota, a Vale afirmou que a proposta “ oferece boa oportunidade de liquidez para os acionistas minoritários da Vale Fertilizantes e está alinhada com a estratégia de maximização de valor para os acionistas da Vale ao consolidar os ativos de fertilizantes para a captura de sinergias existentes no portfólio de ativos, otimizando a estrutura de gestão do negócio e garantindo para todos os ativos e empresas os elevados padrões de governança”.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasQuímica e petroquímicaEmpresas brasileirasSiderúrgicasValeMineraçãoAçõesMercado financeiroFertilizantesOfertas de açõesVale FertilizantesFosfértil

Mais de Mercados

Warner diz que vai analisar proposta da Paramount em até 10 dias úteis

Ibovespa fecha em alta, mas não se recupera de 'efeito Flávio'; dólar cai

Ações da Warner disparam após Paramount superar proposta da Netflix

Ações da Netflix caem após Paramount voltar à disputa pela Warner