Exame Logo

Ibovespa fecha em queda com Vale, mas small caps sobem; Camil dispara 11%

Desemprego cai mais do que o esperado e alimenta algum otimismo sobre a recuperação da economia local

Painel de cotações na B3 | Foto: Germano Lüders/EXAME (Germano Lüders/Exame)
GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 28 de dezembro de 2021 às 10h33.

Última atualização em 28 de dezembro de 2021 às 18h25.

O Ibovespa fechou em queda de 0,65% para 104.864 pontos nesta terça-feira, 28, pressionado pelas ações da Vale (VALE3), que caíram mais de 2%, após nova desvalorização do minério de ferro na Ásia. Maior empresa em valor de mercado da bolsa, a mineradora também possui a maior participação do Ibovespa. Além da Vale, as siderúrgicas, sofrem com a depreciação da commodity. No câmbio, o dólar fechou próximo da estabilidade, com queda de 0,01%, a 5,639 reais, chegando ao quinto pregão seguido de perdas frente à moeda brasileira.

Fechamento:
Ibovespa:
- 0,65%
Dólar: - 0,02%
Vale (VALE3): - 2,72%
Usiminas (USIM5): - 1,93%

No exterior, as bolsas iniciaram o dia em alta, com o americano S&P 500 renovando sua máxima histórica ainda pela manhã. O índice, no entanto, virou para o terreno negativo ao longo do pregão, após dados sobre a disseminação da variante Ômicron nos Estados Unidos terem elevado os receios sobre seus possíveis efeitos econômicos. Já na Europa, onde as negociações terminam mais cedo, o clima  foi majoritariamente positivo, com praticamente todas as bolsas do continente encerrando em alta.

Veja também

S&P 500: - 0,10%
Dow Jones: + 0,26%
Nasdaq: - 0,56%
Stoxx 600: + 0,62%

Com o sobe e desce do mercado, seu dinheiro não pode ficar exposto. Aprenda como investir melhor.

Apesar da queda do Ibovespa, o índice Small Caps, mais ligado à dinâmica da economia local e sem a participação da Vale, teve mais um dia de ganhos. O que contribuiu para alta foram os dados de desemprego divulgados no início do dia pelo IBGE, que saíram melhores do que o esperado. Segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua referente ao mês de outubro, a taxa de desemprego caiu de 12,6% para 12,1%. A expectativa do mercado era de queda para 12,3%. Por outro lado, devido aos efeitos inflacionários, a renda real despencou para o menor patamar desde 2012.

"Os indicadores de emprego, em alguma medida, vieram melhores e isto traz certo alento à economia brasileira no curto prazo. Contudo, a situação atual é tudo menos confortável", afirma André Perfeito, economista-chefe da Necton, em nota. "A combinação de atividade ainda fraca, que tem segurado os salários, com a inflação ainda elevada criou os piores resultados possíveis quando se chega à renda."

Índice Small Caps: + 0,71%

Entre as small caps da B3, as maiores altas estiveram espalhadas por diferentes setores. Na frente imobiliária, a corretora Lopes (LPSB3) e a construtora Helbor (HBOR3) foram destaques, enquanto as ações da Camil (CAML3) lideraram as altas do índice.

Camil (CAML3): + 11,13%
Lopes (LPSB3):
+ 10,65%
Helbor (HBOR3): + 5,07%
Recrosul (RCSL3): + 9,51%
Westwing (WEST3): + 8,48%


Dentro do Ibovespa, as maiores altas ficaram com Cielo (CIEL3) e Yduqs (YDUQ3). No início do pregão, as ações da Locaweb (LWSA3) chegaram a subir mais de 3%, mas logo viraram para o campo negativo, acompanhando a piora das ações de tecnologia nos Estados Unidos. Com queda de mais de 50% acumulada no semestre, as ações da companhia chegaram a ser alvo de recompra por parte da tesouraria da empresa e por executivos de sua alta cúpula. Em entrevista à Exame concedida na véspera, o CFO Rafael Chamas afirmou que o valor justo dos papéis é "claramente não é o que está sendo negociado". Diretoria, Conselho de Administração, controladores e tesouraria compraram recentemente 5,5 milhões de ações.

Cielo (CIEL3): + 4,13%
Yduqs (YDUQ3):
+ 3,94%
CVC (CVCB3):
+ 3,13%
Locaweb (LWSA3): - 2,35%

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresIbovespa

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame