Mercados

TIM anuncia oferta primária de ações de quase R$ 2 bilhões

Controladora italiana pretende subscrever 67% da operação para evitar a diluição de sua fatia

As ações da TIM iniciaram a negociação no Novo Mercado da BM&FBovespa no começo de agosto (Marcel Salim/EXAME.com)

As ações da TIM iniciaram a negociação no Novo Mercado da BM&FBovespa no começo de agosto (Marcel Salim/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2011 às 08h02.

São Paulo – Confirmando os rumores que rondam o mercado há dias, a TIM Participações (TIMP3) anunciou nesta quinta-feira uma oferta primária de ações de até 1,97 bilhão de reais, considerando o preço de fechamento dos papéis ontem, a 9,04 reais.

De acordo com o comunicado publicado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), serão vendidos 190,796 milhões de papéis, montante que poderá ser acrescido em até 15% dependendo da demanda. Com isso, o total de ações vendidas chegaria a 218 milhões de ações.

A controladora da TIM Brasil, a Telecom Italia, disse hoje em uma nota que irá adquirir até 66,94% das ações vendidas para não diluir a sua participação no capital da brasileira. Segundo a empresa, o aumento de capital visa financiar o desenvolvimento e a expansão da infraestrutura das redes fixa e móvel, além da recente aquisição da AES Atimus.

Em julho deste ano, a TIM pagou cerca de 1,6 bilhão de reais para adquirir a Atimus e ampliar a presença na internet residencial. A Atimus tem operações em 21 cidades nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, oferecendo serviços de Internet e banda larga por meio de uma rede de fibra óptica de 5,5 mil quilômetros com capacidade de 0,6 terabyte. 

Os bancos Itaú BBA e Morgan Stanley são os coordenadores da operação. Os investidores de varejo terão entre os dias 22 de setembro e 3 de outubro para realizarem a reserva da oferta. As novas ações serão negociadas na BM&FBovespa no pregão do dia 6 de outubro.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasServiços3GTelecomunicaçõesOperadoras de celularAçõesMercado financeiroEmpresas italianasTIMOfertas de ações

Mais de Mercados

Warner diz que vai analisar proposta da Paramount em até 10 dias úteis

Ibovespa fecha em alta, mas não se recupera de 'efeito Flávio'; dólar cai

Ações da Warner disparam após Paramount superar proposta da Netflix

Ações da Netflix caem após Paramount voltar à disputa pela Warner