Mercados

SP rebaixa nota de dois grupos energéticos espanhóis

Enagás e Red Eléctrica foram afetados pela medida


	S&P: na quarta-feira, a agência rebaixou a nota soberana da Espanha de BBB+ a BBB-, a mais baixa dentro da categoria de investimentos confiáveis
 (Mario Tama/Getty Images/AFP)

S&P: na quarta-feira, a agência rebaixou a nota soberana da Espanha de BBB+ a BBB-, a mais baixa dentro da categoria de investimentos confiáveis (Mario Tama/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2012 às 17h32.

Madri - A agência de classificação de crédito Standard and Poor's rebaixou nesta segunda-feira as notas dos grupos energéticos espanhóis Enagás e Red Eléctrica, e deve rebaixar a da Iberdrola, depois de degradar a classificação do país na semana passada.

"Consideramos que a Iberdrola, com sede na Espanha, tem uma forte exposição ao risco do país, já que em 2011 obteve da Espanha cerca de 47% de suas receitas", diz o comunicado da agência, que avaliou o setor energético espanhol.

Na quarta-feira, a agência rebaixou a nota soberana da Espanha de BBB+ a BBB-, a mais baixa dentro da categoria de investimentos confiáveis, acrescentando uma "perspectiva negativa", um sinal de que pode reduzi-la a um nível "junk" (lixo) a médio prazo.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingEnergiaEnergia elétricaEspanhaEuropaMercado financeiroPiigsRatingServiçosStandard & Poor's

Mais de Mercados

Eleição no Reino Unido não muda cenário para ativos e risco de crise é "muito alto", diz Gavekal

Americanas (AMER3): posição em aluguel na bolsa dobra no ano e representa mais de 30% do free float

Após eleições, Goldman Sachs eleva previsão de crescimento do Reino Unido

Ibovespa fecha em leve alta com payroll nos EUA; dólar cai a R$ 5,46

Mais na Exame